quarta-feira, 22 de maio de 2013

Marketing Pessoal


Marketing Pessoal: Ferramenta Imprescindível



Este é um conceito que não se prende a uma só área  de atuação, como vendas ou liderança.  O marketing pessoal é tudo aquilo que é no seu círculo de relações interpessoais e profissionais.
A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará a ser um patrimônio individual que deve ser gerido com rigor e competência. A cada dia que passa este tema ganha mais importância. A sua capacidade de auxiliar a inserção de profissionais no mercado é, efetivamente, uma vantagem competitiva. Por isso, o profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, sai cara em termos de carreira profissional e pode até afetar as atividades do dia-a-dia.




Marketing pessoal é, assim, o ato de um indivíduo ir modificando o seu comportamento e a sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, nas empresas que lhe interessam. Para isso o indivíduo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar a sua imagem, a sua competência e utilizar os seus contatos para chegar onde quer.

O profissional deve entender o que o mercado precisa (no caso concreto "mercado" é a empresa onde quer trabalhar), para se adaptar, estudar e poder evoluir nesse sentido. Tudo sem esquecer que marketing pessoal deve ser feito na base da verdade, da ética e conforme os valores do ambiente onde quer atuar.

SEJA A SUA PRÓPRIA MARCA

Lidamos diariamente com um dilema: não demonstramos o que realmente somos. Também a percepção que os outros têm ou esperam de nós é diferente.  Por isso, o conceito de marca pessoal vem responder a este "dilema".
A marca é:  Na vida profissional. A forma de mostrar aos clientes o que podem esperar de nós.
  • Aquilo que transforma as transações em relações de longo prazo mutuamente benéficas.
  • O meio através do qual os negócios conquistam credibilidade – através da qualidade que representam e proporcionam.
  • Uma relação e não uma afirmação.
Nos negócios. A percepção ou emoção que o cliente tem e que descreve a experiência de manter uma relação com dada organização, ou consumir os seus produtos ou serviços. A nível pessoal. A percepção ou a emoção que o outro tem e que descreve toda a experiência na relação que mantém conosco.

PROMESSA NO TRABALHO

Em suma, todos temos uma marca, um reflexo do que somos e do que acreditamos e isso está sempre presente naquilo que fazemos e como o fazemos. Quando o objetivo e importância da pessoa no trabalho é claro para o indivíduo, reconhecida e reforçada pela organização, a moral aumenta, as relações crescem e aprofundam-se. Os clientes reconhecem.
Uma das formas mais inspiradoras e significantes como se pode expressar o objetivo no trabalho é através da promessa feita, embora silenciosamente, aos clientes, aos colegas e à empresa no geral.
Para melhor aplicar a promessa no trabalho, considere:
  • Quais são as relações-chave na vida laboral? Os "clientes" são os mais afetados pela qualidade do trabalho;
  • O que é que estas pessoas esperam de mim? As ações e os resultados são especialmente relevantes no contexto destas relações;
  • Como posso aplicar a promessa da minha marca de forma a ser ao mesmo tempo distintivo e relevante nestas relações? Pense na situação onde se pode claramente demonstrar a sua promessa de marca para causar real impacto.
Lembre-se que o sucesso é o que cada um de nós define e deve basear-se nas nossas aspirações e nos nossos valores pessoais.  Finalmente e como objetivo essencial da construção da Imagem Inicial, mais do que "ser" é preciso "parecer" competente. Assim, antes do estabelecimento do contato deve estudar a mensagem que quer transmitir, treinar e visualizar mentalmente os resultados pretendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Afilia-se na NetAffiliation

Ganhe dinheiro com os Programas de Afiliados