sexta-feira, 31 de maio de 2013

Caso de estudo: blog corporativo da Audi

Caso de estudo: blog corporativo da Audi


Caso de estudo: blog corporativo da Audi

Posted: 31 May 2013 07:27 AM PDT

O blog corporativo é uma forma simples, e até mesmo gratuita, de uma empresa se fazer presente na internet e se comunicar com públicos de interesse, tanto internos quanto externos à organização, como empregados e consumidores. No caso de empresas de pequeno porte, a utilização do blog pode ser mais interessante porque existe a possibilidade de não apresentar qualquer custo, o que não ocorre com um site. O blog corporativo não deve ser substituto para outras ações de comunicação e relacionamento da organização, pois a ferramenta exerce um papel complementar a essas atividades.

Empresas inovadoras estão usando blogs para diferentes fins tais como captura de conhecimento, inovação, comunicação com os clientes e gestão de projetos.  Os blogs podem ajudar na captura de conhecimento tácito com a prática de storytelling, na geração de novas ideias, na filtragem, síntese e disseminação de informações feitas por especialistas e no surgimento de comunidades de prática através do incentivo à colaboração.

O blog corporativo da Audi na Alemanha foi lançado em março de 2012 para o salão do automóvel de Genebra. Recentemente passou o primeiro ano de vida. Então, ainda podemos considerar relativamente jovem. A intenção é mostrar – através do blog – agora de uma perspectiva diferente, incluindo as histórias em primeira mão. O editorial inclui relações externas, entrevistas, artigos de especialistas para dar aos leitores a sensação de “espreitar” por trás das cenas.

blogaudi

Como explicado por Britta Meyer, chefe de temas e de comunicação on-line (autores que cuidam do blog Audi ), a empresa quer atingir um novo público, aumentando o número de clientes como resultado. ”Queremos ter uma plataforma para destacar os problemas que surgem e como são abordados e resolvidos.”

Observe a seção do blog dedicado a cultura e as tendências atuais relacionados à Audi: “Nossos produtos, a nossa tecnologia e design, desempenham um papel importante neste blog. Nós também lidamos com questões relacionadas à sustentabilidade, tradição, cultura, esportes, carreira e últimas notícias e iniciativas por parte da sociedade".

Outro aspecto que não pode ser ignorado, e – inevitavelmente atrai comparações com o Brasil – é o financiamento para a aprendizagem.

O blog corporativo da Audi também é direcionado para o resto da blogosfera. Em particular, para os outros blogs do mundo da indústria automotiva, mas também de arte e design. Vários blogueiros são convidados para as reuniões e eventos organizados pela Audi que são disponibilizados para os test drives de carros. De acordo com Britta Meyer, esse compromisso continuará a se expandir.

Quando perguntado por que alguém deveria ler o seu blog, Meyer diz: “Em todas as empresas inúmeras histórias não são contadas, mas é extremamente excitante um blog corporativo conta-las. Este é o ponto, especialmente em um blog da empresa: Ponto de uma narrativa convincente sob medida para nosso público-alvo “. 

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Artigo curto ou longo: qual o melhor para o blog?

Posted: 31 May 2013 05:16 AM PDT

Eu nunca escrevo meus artigos, programando o comprimento. Deixo-me guiar pela necessidade de apresentar um argumento. Se você me perguntar se é melhor colocar um curto ou um longo, me desculpe, mas eu não posso lhe dar uma resposta.

Por outro lado, eu acho que é também estúpida esta pergunta. É como perguntar: “Eu quero comer muito ou pouco?”. Isto depende claramente do apetite. No blog corporativo é bom alternar entre curto e longo. Ao contrário de quando se escreve como convidado  que muitas vezes significa nada menos do que +500 caracteres.

Escrever para ser lido online é diferente de escrever para outros meios. Por melhor que seja seu texto, se ele for muito longo acabará tornando-se cansativo. As pessoas leem em monitores e é fácil cansar os olhos.

textocurto

Ter que dar uma orientação sobre o assunto, eu aconselho duas coisas nestes casos específicos.

Quando você deve escrever um artigo longo?

  • Quando você tem muito a dizer.
  • Quando o público não precisa de mais explicações.
  • Quando alguém está em necessidade de informações detalhadas, fatos e estudos de caso para entender o conceito do post.

Prós e contras de mensagens longas

Avaliei as vantagens e desvantagens de um artigo longo.

Prós:

  • Você pode realmente atrair mais pessoas para o blog através do boca a boca de “recomendar” a leitura.
  • A otimização de palavras-chave para mecanismo de busca será mais fácil.
  • Você atrai mais links, ações, tweets e comentários.
  • Fornece uma publicação menos frequente, mas igualmente exaustiva.

Contras:

  • Exige mais tempo para escrever.
  • Artigos mais precisos, mais explicações e escrita.
  • Você poderia vagar. Você tem que manter o foco sobre o assunto.

Quando você deve escrever um post curto?

  • Quando seu objetivo é comunicar algo para os leitores, sem envolvê-los também.
  • Quando você tem algo urgente para se comunicar.
  • Quando os leitores preferem ler as mensagens mais curtas.

Prós e contras de mensagens curtas

Agora, a mesma análise sobre as vantagens e desvantagens de um artigo de curto.

Prós:

  • Exigem menos tempo e esforço.
  • Eles são fáceis de escrever (em comparação com os longos, mas não em geral).
  • Normalmente, os usuários também se envolveram com itens sociais como o mais curto.

Contras:

  • Não cobre todo o tema.
  • Inscrições para o blog serão mais difíceis (e ainda mais se você não tem nada para oferecer como brinde).

O segredo para encontrar o comprimento perfeito

A melhor sugestão é fazer alguns testes (como o marketing exige).Você tem que descobrir o que funciona melhor para o seu blog corporativo. Então, se você quiser ser bem sucedido em blogs, encontre o comprimento ideal para o seu público. O teste é a chave para o sucesso online.

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