sábado, 18 de maio de 2013

Ferramenta Digital

Ferramenta Digital


O que é a Geração Z?

Posted: 18 May 2013 08:27 AM PDT

A letra Z tem o significado de zapear (constante ato de mudar de um canal para outro na televisão ou frequência de rádio, a fim de encontrar algo interessante para ver ou ouvir).

A Geração Z (definição sociológica) engloba os nascidos a partir dos anos 90 até o presente momento, geralmente utilizam varias mídias ao mesmo tempo e sempre conectadas a rede mundial de computadores. Seu mundo é o tecnológico e virtual, sendo impossível dar continuidade as tarefas cotidianas sem a internet. Nascidos na época onde aprenderam a conviver com telefones móveis (celular e smartphones), tablets, vídeos em alta definição, internet, chats, vídeos games, computadores (Notebook e Desktop), etc.

Se sentem a vontade em utilizar ao mesmo tempo a internet, a televisão, o telefone, o rádio e o mp3 players. Uma das cenas bem comuns da atualidade é estudar para uma prova com a televisão ligada ou mesmo postando em suas redes sociais e com fones de ouvidos redigindo trabalhos escolares. Eles tendem a influenciar os pais no ato da compra de um produto, realizam pesquisa na internet para assim seguir para a loja física.

celular-em-sala-de-aula
Influenciados e dependentes do complexo mundo da tecnologia, onde as fronteiras geográficas e a velocidade de informação não têm limites. Como seu cotidiano é repleto de informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real, estão à frente das gerações passadas, sempre centradas em adaptar-se aos novos tempos.
A linguagem formal sofreu modificações. O "internetês" é uma ameaça à língua portuguesa como advento da internet e a tecnologia. Em textos produzidos pelos alunos de uma escola ou até mesmo postagens e mensagens em redes sociais, as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo três letras:

- Axo(Acho), Aki(Aqui), Blz(Beleza), Cmg(Comigo), Eh(É), Hj(Hoje), Kd(Cadê), Naum(Não), Nd(Nada), Pq(Porque), Q(que), Qdo(Quando), Qq(Qualquer), Rs(Risos) ou KKK(Risos), T+(Até mais), Tb(Também), Tc(Teclar), Td(Tudo), Vc(Você), Vlw(Valeu!), etc.

A Geração Z tende a gastar o menor tempo possível, devido ao grande número de informações que recebe diariamente, trabalhar mais com mais rapidez e facilidade. Na sociedade sua atuação pode ser bem preocupante, a quantidade de informações e itens tecnológicos desnecessários podem distrair suas mentes (ansiedade por informações), tornando-as alheios a vida política do seu país e tudo que o rodeia. No qual um micro de última geração não pode realizar esta tarefa, que é adquirir maturidade. É nisso que os jovens precisam trabalhar.

No mercado de trabalho chegam com uma característica de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. É de fato um fator positivo, porém são indivíduos que não tem o foco como seu forte. Podendo se tornar profissionais dispersos, não concentrando em sua ocupação. A dificuldade também em capacitar líderes que consigam manter a equipe motivada e com uma boa relação intra e interpessoal.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Afilia-se na NetAffiliation

Ganhe dinheiro com os Programas de Afiliados