terça-feira, 14 de maio de 2013

Como agregar valor ao seu produto

Como agregar valor ao seu produto


Como agregar valor ao seu produto

Posted: 14 May 2013 09:24 AM PDT

 Falar de “valor acrescentado” no mundo dos negócios é comum, mas incompreendido regularmente. Longe de ser uma ciência oculta é o resultado de prestar atenção aos detalhes. Enviar “mais-valia” para o seu negócio, você pode ser apenas um clique de distância.

Valor agregado é o benefício obtido com o processo de troca, começando com escambo à sofisticação de troca financeira. A transação é realizada porque há duas ou mais partes que consideram o valor de ganho. 

Há um valor quando o cliente acredita que não está em uma crença no tempo, descartando um brilho passageiro, e aqui entramos no reino das percepções e necessidades. Quanto custa um copo de água para alguém perdido no deserto?

valor

Caro leitor, imagine esta cena: 

Uma luxuosa residência na periferia da cidade, pouco mais de 15 convidados para uma celebração especial, músicas cuidadosamente selecionadas para acompanhar a reunião, um chef especialista em preparar pratos dignos de um rei. Tudo é perfeito …. exceto o garçom. 

Inexperiente, mas bem intencionado, coloca os dedos nas xícaras quando colocadas sobre a mesa; surdez nervosa crônica, ignora qualquer palavra dirigida a ele. Um cliente pede um uísque com soda e ele leva uma lata de coca cola. Deixa derramar um caldo sobre o vestido de um dos convidados. O homem é um perfeito desastre. Todo mundo pergunta de onde você tirou esse personagem? Resposta: a equipe de chef. 

Quando o chefe vem para se sentir aclamado, recebe comentários corteses, mas frios. A surpresa é refletida em seu rosto. Ela esperava aplausos e obtém o contrário.

No momento de pagar o serviço, o anfitrião diz: "Comida esquisita, pena que o garçom que trouxeste não serviu nada direito". Durante a sobremesa, os comentários irônicos têm o garçom como o destinatário e o anfitrião e vítima ingênua. Apesar de sorrisos, a vítima acha que ele não vai procurar os serviços do chef. 

O tema eterno de valor acrescentado

Infelizmente este é um exemplo que se aplica a muitas pequenas empresas: a falta de atenção aos detalhes. Um erro é mais caro do que você pensa. Uma das frases de marketing que eu mais gosto, diz: 

“Em marketing, as chaves pequenas, abrem portas imensas.” 

Dito de outra forma: os pequenos detalhes fecham vendas enormes e mantem bons clientes. 

Eu acho que o pensamento do Chef foi: "A minha comida é tão boa, inovadora e sofisticada, um pequeno detalhe como um garçom inexperiente tem de passar despercebido." Pelo contrário, uma boa venda é como uma corrida de carros o que determina a vitória do piloto é a qualidade da equipe. 

Para ficar longe de discussões de corridas, o valor acrescentado de um produto ou serviço irá fornecer os detalhes, incluindo os últimos detalhes. 

Alguns exemplos de valor agregado: 

  • A chamada de agradecimento de Domino Pizza dois dias depois de sua compra. 
  • O dentista dá a seus pacientes o dente extraído, no caso especial. 
  • O garçom que pacientemente suporta as demandas e as dicas de culinária do cliente.
  • O sorriso do funcionário que recebe a compra do cliente. 
  • O médico que explica em detalhes e em palavras simples a condição de seu paciente. 
  • O motorista de táxi que faz a viagem agradável, ou porque ele sabe quando ficar quieto. 
  • Aquele brinde ao sair da loja.

Como você pode ver, não é mágica, mas o resultado é mágico.

Encontrar oportunidades de agregar valor ao seu negócio

Agora vamos falar sobre você e sua empresa. Como agregar valor ao seu processo de negócio? 

Muito simples, se concentrar em seguir estas instruções: 

  1. Pegue uma folha de papel em branco e comece a desenhar o processo de negócio da sua empresa. Ele começa com os primeiros clientes que têm contato com a sua empresa: seja por telefone, pessoalmente, etc. 
  2. Faça uma descrição dos detalhes que devem ser cumpridos em cada etapa do processo de vendas e atendimento ao cliente. 
  3. Identificar os estágios nos quais o cliente pode se sentir perdido, abandonado ou simplesmente inquieto, estes são os seus momentos de verdade. 
  4. Faça uma lista de três atualizações que você pode fazer em todas estas etapas. 
  5. Concentre-se agora na fase final, a despedida. 
  6. Pense em como você pode fazer experiência de compra inesquecível em seu negócio. 
  7. Se for necessário escrever um pequeno script que contar em detalhes como você deseja que seus clientes sejam tratados. 
  8. Capacite sua equipe. 
  9. Recompense aqueles que sempre fazem bem.

Agora, eu espero que nós concordamos: o valor acrescentado está nos detalhes. Usá-los em seu negócio e começar a abrir as portas enormes para mais vendas.

Há muito mais para o preço e a qualidade dos produtos e serviços. E os mais exigentes consumidores estão dispostos a pagar mais por algo que lhes dá um valor extra. Como você pode encontrar este valor? Aqui estão algumas recomendações que trabalham, independentemente da rotação do seu negócio:

Pergunte aos seus clientes 

Para alguns clientes, uma empresa com valor é aquela que oferece descontos e preços baixos para os seus produtos, para outros é a promessa de que um preço alto significa qualidade, status e exclusividade. Então, para escolher a estratégia de valor à sua oferta, você deve perguntar a seus clientes o que eles consideram valioso. 

Principalmente inovação 

Uma empresa que está liderando a indústria vale mais do que uma empresa que pratica a mesma coisa há anos, está gradualmente se tornando obsoleta. Inovar não só os seus produtos ou serviços, mas também na forma de se comunicar com seus clientes, para lidar com seus funcionários, e até mesmo equipar e decorar seu escritório.

Dê o melhor atendimento 

Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização.

Uma das técnicas mais comuns de aprender, e muitas vezes imitando a concorrência é o benchmarking. No entanto, para definir o seu diferencial deve ir de loja em loja, ou a partir de um lugar para outro, para descobrir o que eles não estão fazendo e o que precisa ou deseja oo mercado que não está sendo atendido e que você tem a capacidade de satisfazer.

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Como trabalhar o marketing pessoal e o networking

Posted: 14 May 2013 05:26 AM PDT

Há tempos que os conceitos de marketing vêm sendo aplicados na gestão de imagem e planejamento de carreira das pessoas. Aliás, acredito que esta é uma das tendências irreversíveis dentro da nova dinâmica vigente na sociedade moderna. É comum ouvirmos a expressão: Somos todos vendedores. E para triunfar no jogo do universo corporativo é necessário antes de tudo vender a nós mesmos.

A proposta deste ensaio é levar você a compreender que uma marca não nasce, mas sim é construída. E que uma marca pessoal é consequência de um processo de diferenciação.

Um blog ou blog corporativo é um importante veículo de comunicação, disseminação de informação e interatividade, nesta perspectiva a postura pessoal de cada blogueiro bem como um bom relacionamento interpessoal é essencial para que a pessoa consiga transmitir suas ideias e seja bem aceito no meio. Existem algumas coisas que você pode fazer para se tornar um blogueiro mais atuante, mais interativo e ter uma imagem mais positiva na blogosfera, veja abaixo alguns itens com links para textos que podem lhe ajudar a entender mais um pouco sobre cada item.

marketingpessoalblogosfera

1. Linkar artigos de outros blogueiros no seu texto

Se você encontrou textos que lhe deram embasamento para um post porque não fazer a referência dele no seu texto? Isso ajuda também a fazer com que seus leitores entendam melhor o contexto do assunto que você aborda. Este gesto também demonstra que você é uma pessoa antenada ao que acontece ao seu redor e também colabora com a divulgação de outros blogs tão bons quanto o seu.

2. Comente nos blogs que você gosta

Se você gosta de um texto que algum blogueiro escreveu comente, diga o que pensou, dê algum ponto de vista interessante pra complementar as ideias do autor, quem sabe você até consegue trazer novos elementos para o debate que está sendo feito ali. Isso enriquece você, o autor e seus leitores. Um bom comentário reflete positivamente na imagem de quem comenta.

3. Conheça os leitores do seu blog

Além de responder os comentários, você pode visitar os blogs dos leitores e verificar se tem algum assunto que lhe interessa, comentar lá também e assim quem sabe não se tornam até parceiros ou amigos na blogosfera? Já fiz boas amizades assim, meus amigos na blogosfera também divulgam meus textos.

4. Interaja com os leitores do seu blog

É muito importante se aproximar do seu leitor, saber a opinião deles sobre o que você faz e escreve e chamá-los para participar do seu blog. Isto só é possível se for pessoas educadas, gentis e que gostam do seu trabalho. Se você gostou muito da participação de um leitor no seu blog deixe isso muito claro pra ele, tente ser um blogueiro receptivo as sugestões e críticas, estamos sujeitos a erros e podemos aprender muito uns com os outros. Já mudei muita coisa em meus blogs com a ajuda de meus leitores, assim como reconsiderei alguns pontos de vista baseando-me na opinião deles também, isto porque dou abertura pra eles fazerem isso, fator que acaba me ajudando a melhorar enquanto pessoa e enquanto blogueira.

5. Interaja no Twitter

Apesar de Twitter ser considerado uma mídia social, vejo que poucos se socializam por lá, muita gente pensa que Twitter serve apenas pra divulgar links e dá RT no que o pessoal manda, mas é preciso fazer muito mais do que isso pra criar uma identidade por lá. É recomendável que você dê sua opinião a respeito de algum assunto que aparece na sua timeline, responda os seus seguidores quando eles te mandam algum tweet, agradeça pelos #FF recebidos, agradeça pelos RTs que dão nos seus links, enfim, não vá ao Twitter só pra ler e divulgar links, socialize-se, mostre-se, fale de você, o que você pensa, suas opiniões e impressões a respeito da vida em sociedade, deixe que as pessoas te conheçam, interaja!

Ebook

6. Indique bons blogs para os seus leitores

Se você acompanha bons blogs e acha que seus leitores podem gostar então divulgue, mostre para os leitores o que você anda lendo e gostando. A indicação é muito bem aceita na blogosfera e atrai leitores fiéis e simpatizantes tanto para o blog que você indica quanto para o seu blog

7. Cuide da imagem do seu blog

Seu blog é sua identidade, ele tem que ter sua cara, refletir seu gosto e personalidade, então procure ter um layout bacana, que seja fácil de ler, tenha recursos que facilitem a vida do leitor, deixe o leitor ou visitante te conhecer um pouco através do seu blog.

8. Escreva para outros blogs

Se um dia você for convidado para escrever em algum blog é recomendável que você aceite, se não puder ser colaborador fixo, escreva um guest post, mas não é de bom tom recusar convites, se achar que por algum motivo não será possível nem um guest post então agradeça o convite e explique ao blogueiro que te convidou, mas não feche as portas. Entretanto, este convite tem que partir do dono do blog, não fica bem você se oferecer. Escrever para outros blogs é bem interessante, pois você dá oportunidade de mais pessoas conhecerem seus textos e seu trabalho, isto é excelente pra sua imagem.

9. Ajude outros blogueiros

Quando você lê um blog é importante que você dê um feedback para o blogueiro, dê sugestões ou dicas para que ele melhore alguma coisa, se percebe que o blogueiro tem dificuldade e você sabe como ajudar, ajude, contribua para os blogs que você gosta de ler ficando atento ao que acontece por lá e ajudando quando puder. Não precisa oferecer ajuda profissional, indicando um texto que o ajude a sanar aquela dificuldade já é uma importante contribuição.

10. Invista na sua atividade blogueira

Não basta ter um blog, é preciso também investir nele, melhorá-lo a cada dia tanto no conteúdo quanto no layout, mas também o autor do blog precisa se aperfeiçoar sempre, procure ler mais sobre blogs, blogosfera e blogueiros, pesquise temas pra debater no seu blog, procure escrever com mais afinco.

Se sei alguma coisa hoje e estou começando a ter alguma visibilidade na blogosfera é porque passei a ler muito e estou aprendendo a blogar com outros blogueiros. Abaixo disponibilizo o link de uma série que fiz onde eu falo da importância de ler metablog para melhorar-se enquanto blogueiro.

11. Não fale mal de outros blogueiros

O blog é seu e você pode fazer o que quiser nele certo? Errado, você pode até expor sua opinião sobre alguma atitude que você discorda, mas citar nomes de blogs e blogueiros no post é um grande risco para sua imagem, se você não está nem aí para o que pensam de você, então desconsidere este conselho, mas se você se preocupa com sua imagem perante a blogosfera evite ao máximo falar mal de alguém, seja discreto se precisar critique e dê sua opinião, mas não cite exemplos reais identificando a pessoa que você se refere, nem todo mundo entende o que você quer dizer e nem toda polêmica vale a pena. 

Basta apenas uma frase mal colocada pra acabar com a imagem de uma pessoa e pra reconquistar a confiança leva tempo e muitas vezes nunca se consegue recuperar a imagem que ficou arranhada, pois as pessoas infelizmente lembram mais dos nossos erros do que dos acertos, um passo mal dado é o que chama mais atenção.

12. Cuidado com as polêmicas

Como eu disse no item anterior, nem toda polêmica vale a pena, as pessoas se desentendem e se entendem em seguida, não vale a pena você se meter e botar mais lenha na fogueira, dê sua opinião, mas não crie caso nem polêmicas.

13. O que fazer com os leitores que não gostam de você?

Nessas situações não adianta insistir, as pessoas tem gostos variados e não precisam gostar das mesmas coisas, não é porque um blog é famoso que você é obrigado a gostar, tem muito blog famoso que não me agrada, seja pelos temas que abordam, seja pela postura do próprio blogueiro. 

Para trabalhar sua imagem com este tipo de leitor é delicado, não adianta você forçar, vai seguindo com seu trabalho da forma como você acredita que é o certo, tente melhorar-se com as críticas recebidas e com o tempo você vai conquistando estas pessoas naturalmente. Como eu disse em um dos meus textos: “deixe a porta aberta, mas não force a entrada”

Conclusão

Enfim, este assunto permite mais desenvolvimento, mas vou ficar só com estes itens porque acredito que sejam os mais importantes para refletirmos. Tentei mostrar para vocês que muito do que fazemos na blogosfera reflete no que somos nela, não adianta querer que os outros tenham uma boa impressão nossa se não cuidamos da nossa imagem na blogosfera, não que você precise ficar se policiando o tempo inteiro, mas há maneiras de você ficar mais atento ao que diz, ao que repassa e ao que defende por aí, analise-se bem e veja como você pode melhorar-se para ter uma boa imagem na blogosfera. Cuide do seu marketing pessoal, você é o principal cartão de visitas do seu blog!

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