sexta-feira, 26 de abril de 2013

Que KPI’s utilizar em mídias sociais

Que KPI’s utilizar em mídias sociais


Que KPI’s utilizar em mídias sociais

Posted: 26 Apr 2013 08:58 AM PDT

Com o advento de redes sociais as empresas investiram grandes somas de dinheiro para ter uma presença em si, muitas vezes sem objetivos claros. Atualmente as empresas estão começando a concentrar seus esforços em estabelecer metas e medir resultados. Uma parte fundamental da medição de desempenho é estabelecer indicadores (KPI), eles nos permitem saber se as estratégias e os objetivos foram alcançados com sucesso.

Com as métricas também possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) em mídias sociais, no entanto a verdade é que as métricas não são fixas, mas variam de acordo com os nossos objetivos.

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As Mídias sociais parecem ter removido as dúvidas sobre o seu potencial e que estão forçando a mudança na forma de consumir. Mas, mesmo sabendo disso, não é fácil escolher os KPIs adequados para acompanhar a evolução de suas ações nesse canal, especialmente se você deseja vincular valores monetários para o negócio. Este artigo irá mostrar-lhe alguns dos KPIs mais relevantes que você poderá usar para planejar e monitorar presença, recrutamento, retenção e engajamento, etc. .. em mídias sociais.

O que é um Key Performance Indicator (KPI)?

Os indicadores-chave de desempenho (KPI) servem para ajudar as empresas a compreenderem o quão bem elas estão realizando o trabalho em conexão com suas metas e objetivos estratégicos. Num sentido mais amplo, um KPI fornece a informação mais importante de desempenho que permite saber se você está no caminho certo.

O KPIs são utilizados para reduzir a complexidade do desempenho de uma empresa, um pequeno número de indicadores chave, para tornar as estratégia mais compreensível. Esta é a mesma abordagem que usamos em nossas vidas diárias. Um exemplo claro:

Se vamos ao médico, para discutir a nossa saúde, o nosso médico usa vários indicadores para entender como somos, tais como, a pressão arterial, o peso, altura, etc. E é assim que um médico é capaz de analisar a complexidade de um corpo humano.

Bem, é isso que se trata de conseguir uma empresa para determinar o seu KPI. Não vou referir à publicidade neste canal, mas apenas para outras ações:

Presença / Cobertura

Para este fim, a coisa mais importante que temos para medir é o “escopo” de nossa presença, basicamente serve para responder quantas pessoas estamos alcançando com nossos posts em redes sociais, artigos de um blog, Twitter ou mensagens no Facebook, views de  imagens no Flickr ou Instagram, vídeos no YouTube ou Vimeo, etc, etc …

Este KPI é talvez o mais fácil de medir. Você deve ser capaz de adicionar as opiniões do blog ou assinantes do RSS, fãs e seguidores, views de suas fotos ou vídeos onde quer que os tenha, e qualquer outra métrica que fale do alcance de suas mensagens.

Métricas não são precisas, mas podem muito bem dar uma informação para entender se a tendência está refletindo no público alvo que você definiu, ou se em vez disso, você tem que tomar uma ação corretiva.

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Captação

Para monitorar o recrutamento através de redes sociais vai exigir tags em todas as suas mensagens e campanhas com valores reconhecidos pela ferramenta de analise web, para logo medir os seus efeitos sobre o tráfego que geram suas conversões , e otimizar em conformidade.

Além disso, você pode adicionar um valor de referência monetária para a visibilidade de uma estimativa de ROI, com base no custo médio por visita que você gera por campanhas de aquisição não orgânicas (por exemplo, o Google Adwords, afiliados, banners, anúncios do Facebook, etc … ). Ou seja, se o custo de aquisição de uma visita de outros canais é de 0,50 centavos, você pode atribuir este valor para as visitas atraídas para calcular o ROI de campanhas, e logo depois de medir os números das ações que você definiu como meta.

Fidelização/Engajamento

Para cumprir este objetivo, precisamos medir e monitorar o engajamento que  ocorreu entre a marca e os usuários sobre as mensagens em diferentes em lugares onde você tem presença e participa. Métricas como retweets, o “curtir”, o “+1″ ou “pin it”, as opiniões sobre um produto, ou comentários em seu blog, ou cliques, são ações que devem ser medidas para avaliar o nível de engajamento que geram essas mensagens. Você deve ser capaz de dissecar as suas mensagens de acordo com temas, tipos de produtos / serviços ou objetivos pré-definidos, para então você avaliar aqueles com maior impacto e melhorar o que é interessante, enquanto identifica aqueles que necessitam de uma mudança ou revisão.

Não se esqueça de considerar também os valores que não contribuem para as métricas, como o número de comentários negativos ou classificações, que você deve subtrair.

Você também pode considerar uma métrica muito específica de um canal, como o Facebook, o número de usuários que estão falando sobre você, que você poderia incorporar como métricas de engajamento.

Para qualquer uma destes três grandes objetivos, você pode criar um KPI para adicionar os valores das diferentes métricas para acompanhar ao mais alto nível, com mais granularidade para se aprofundar  melhor, se necessário.

Toda estratégia de marketing online tem que confiar em web analytics, que nos ajuda a conhecer e medir o comportamento do usuário que entra no nosso site/blog corporativo e como nossas ações online estão alinhadas aos objetivos de negócio.  Em todos os casos, a recomendação é seguir essas métricas a cada semana, sem descurar os objetivos.

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Como melhorar a visibilidade de artigos antigos

Posted: 26 Apr 2013 05:55 AM PDT

Na "carreira" de um blogueiro corporativo ou blogueiro profissional sempre existem aqueles textos que são melhores e mais bem aceitos pelos leitores: recebem mais visitas e sempre estão na ativa. Aqui, por exemplo, eu nunca deixo de citar os posts principais sempre que possível. São esses tipos de posts antigos que precisam ser otimizados. Os textos mais importantes do seu blog geralmente recebem um alto índice de visitas, principalmente dos mecanismos de busca. Esses texto ainda podem ser melhor otimizados, para que você possa aproveitar ao máximo essa capacidade de geração de tráfego que tais posts antigos (ainda) podem proporcionar.

Estas técnicas envolvem um pouco de SEO e de reescrita dos seus posts antigos, mas nada que lhe tome mais do que 20 a 40 minutos para cada texto. Conheça, aqui, as principais técnicas que você pode usar para melhorar seus posts antigos seguindo uma linha de pensamento única e fácil de incrementar. Vou colocar tudo em formato de passo-a-passo, assim ninguém irá se perder ou ficar com preguiça de dar pelo menos uma otimizada em um pequeno post antigo!

Obs.: Antes de tudo, pode ser interessante você já pegar um texto antigo de seu blog para ir seguindo os passos aqui descritos e aprendendo um pouco mais com tudo isso, colocando em prática agora! Considere um texto que já receba algumas visitinhas do Google, que seja bastante comentado e também passível de ser mais otimizado (principalmente para subir de posições nas pesquisas do Google, se ainda não estiver na primeira).

visibilidade

Já falei sobre Otimização de Palavras-chave aqui várias vezes. Geralmente, quando escrevemos um texto não damos muita importância em descobrir quais as palavras-chave que mais tráfego geram em pesquisas no Google e que, possivelmente, possam ser atraídas para nosso post. Assim, na hora de reotimizar um post antigo, você pode acabar descobrindo novas palavras-chave para utilizar, muito mais atraentes do que as já utilizadas.

1 – Otimizar palavras-chave

Para fazer isto, vá à Ferramenta de Palavras-chave do Adwords e faça algumas pesquisas por sinônimos das palavras-chave que você utilizou em seu texto antigo. Tenha também a certeza de que você pode ficar bem posicionado nas pesquisas para estas palavras-chave que está escolhendo. Faça uma rápida pesquisa no Google a analise o On Page SEO dos links das primeiras posições e algumas informações como PageRank e quantidade de links apontando para a página (mais informações sobre como analisar a concorrência nas pesquisas do Google virão em breve!).

2 – Reescrever o Texto

 Agora, pegue a melhor palavra-chave que você encontrou fazendo o exercício anterior (mas que tem capacidades de atingir a primeira posição para sua pesquisa) e incorpore-a nas seguintes partes do seu post antigo:

  • Título;
  • Introdução;
  • Último parágrafo;
  • Meio do conteúdo (o máximo de repetições que puder, contanto que o seu texto permaneça com uma boa leitura).
  • Subtítulos (se houverem).

Para textos longos (500+ palavras), pode-se usar até mesmo 5 a 10 repetições da palavra-chave principal. Mas aí vai de você: se o seu blog for pessoal, uma tarefa como esta pode tornar-se inviável para certos textos (mas isso não quer dizer que você não pode, pelo menos, escolher uma palavra-chave principal um pouco melhor e colocá-la em alguns pontos do seu post antigo, ou substituir as palavras-chave já existentes para melhores).

3 – Revisão do artigo

Sempre que estiver reescrevendo um post antigo seu, leia-o inteiro, novamente. Assim, poderá encontrar alguns (ou vários!) erros de ortografia ou concordância dentro deles, que podem ter passado despercebidos enquanto você estava escrevendo.

Então, aproveite que está seguindo o segundo passo e busque por erros de ortografia em seus textos. Assim seus leitores terão um conteúdo muito melhor para lerem. Além disto, alguns estudiosos de SEO dizem por aí que erros de ortografia contam (para piorar) na hora dos buscadores analisarem a qualidade de sua página e isto influencia, também, em seu rankeamento.

4 – Links apontando para artigos antigos

Depois de fazer a otimização de palavras-chave dentro do seu texto, vá atrás de outros textos seus que possam ter um conteúdo idêntico ou semelhante ao texto que está melhorando agora. Então, tente criar links apontando para este texto, utilizando sua palavra-chave principal como âncora ("linkando" esta palavra-chave e fazendo-a apontar para este post antigo que está sendo melhorado). Experimente angariar 5 novos links (ou mais, se quiser) apontando para o seu texto a ser melhorado. Outra alternativa é a de melhorar os Posts Relacionados de seu blog, fazendo-os ficarem o mais relacionados possíveis.

Links internos aumentam muito o poder de um texto, pode ter certeza!

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5 – Publicar em redes sociais e  agregadores de conteúdo

Agora vamos atrás de links externos para o seu texto: cite-o nas principais Redes Sociais e Linkadores, principalmente nas que dão Links Follow para o seu texto, como o Link-Me, do Marcus Aragão. Envie para todas as Redes Sociais e Linkadores que ainda não utilizou. Procure submeter seu post antigo para 5 a 10 sites deste tipo e, se não tiver mais opções em português, vá para as Redes Sociais em inglês (também aguardem um post aqui falando sobre estas últimas).

6 – Incrementar o conteúdo

Eu tenho a certeza de que, sempre que passar em um post antigo (que foi escrito há pelo menos 3 meses atrás), você encontrará muita coisa para incrementar: ideias adicionais, bases para criar sessões novas e assim por diante.

Por isso, dê uma otimizada no conteúdo do seu post antigo e, também, aproveite para rankear para algumas novas palavras-chave, caso venha a criar uma nova sessão importante dentro de seu texto. Para isso, faça uma nova pesquisa de palavras-chave (volte ao primeiro passo) e encontre algumas fáceis de rankear (mas que tragam algum tráfego). Afinal, é algo secundário a se atingir, tal como um bônus e, por isso, não podem ser muito difíceis de rankear.

7 – Links para outros blogs

É isso mesmo: já que incrementou o seu conteúdo, também pode citar alguns links relacionados que estejam em outros blogs. Assim, você estará fazendo uma tarefa adicional, à ideia de angariar links para seus textos, explicada no quinto passo, porque provavelmente terá um novo trackback no blog em questão, que pode até ser Follow.

Além disso, sua relação com o blogueiro linkado certamente crescerá, e ele pode vir a comentar em seus textos por conta desse mimo. E não pense que você perderá muitas visitas linkando outros blogs. Esta ideia já caiu por terra faz tempo. É só fazer o link, abrir em uma nova janela ou aba e este problema estará solucionado rapidamente.

8 – Monetizar ou fidelizar?

Já que o seu post poderá se sair melhor do que já se sai, pode ser interessante direcionar estes novos visitantes para lhe trazerem um dinheirinho a mais, não é mesmo? Afinal, nenhum blogueiro vive apenas de escrita.

Encontre alguns anúncios ou campanhas que sejam semelhantes ao seu blog corporativo ou produtos (do Submarino ou de sua Loja Online do Mercado Livre, por exemplo) que você possa relacionar e criar links de texto dentro do seu próprio post. Assim, os visitantes terão produtos relacionados diretamente ao assunto que estão lendo. Esta é a melhor técnica de monetização atual, e deve ser ampliada para todo o seu blog, também.

Se não quiser dar uma otimizada na monetização do seu post, pode correr atrás de mostrar melhor seus Feeds RSS, por exemplo, colocando atrativos ao longo do texto, no seu início ou no seu fim. Efetue esta ideia principalmente se você consegue atrair uma boa porcentagem de novos Visitantes para seu texto, pois estes são os que, geralmente, convertem melhor em novos assinantes.

9 – Links dentro do Artigo

Uma boa técnica para melhorar um post antigo é diminuir a Taxa de Rejeição que ele mantém, principalmente se ela for muito alta. Para fazer essa tarefa, simplesmente vá "pingando" alguns linkzinhos apontando para outros textos seus, dentro desse próprio post. Uma Taxa de Rejeição muito alta pode ser ditada principalmente pela falta de links internos e grande número de links externos (não só dentro dos seus posts, mas também em outra parte do seu blog corporativo, como em sua barra lateral, por exemplo).

Tente sempre manter um número maior de links internos do que externos em seu blog e nos seus posts antigos e você certamente terá uma Taxa de Rejeição não muito alta, além de manter um maior número de páginas lidas por visita e maior tempo de permanência dos visitantes no blog corporativo.

10 – Organizar informações

Ao longo do tempo, também costumamos organizar as informações dentro dos nossos posts de uma forma diferente. Aqui no blog, se você seguir uma lista de dicas antiga, ela está em formato enumerado à mão e com os pontos principais em negrito.

Por isso, uma boa dica é a de organizar melhor as informações nos textos antigos a fim de mantê-los os mais otimizados possível tanto quanto ao SEO utilizando Header Tags, por exemplo, à qualidade de leitura e de navegação dos leitores.

11 – Anote as mudanças e analise os resultados

Depois de todas essas mudanças, você pode fazer uma "brincadeira" interessante e que sempre pratico em minha rotina, principalmente para ver alguns bons resultados e empolgar-me com o trabalho de escrita e blogagem diária: pegue papel e caneta (ou abra um novo documento do Word) e anote algumas informações atuais sobre o seu texto que será melhorado, como volume de tráfego, número de comentários, ganhos com monetização. Depois de aproximadamente uma semana, volte às mesmas informações sobre o post que foi melhorado e veja como ele se saiu neste trabalho. Geralmente, você ganha muita coisa se fizer uma otimização pesada.

Isto também pode lhe ajudar a testar quais os modelos de escrita e/ou atribuição de informações que mais "rendem" (segundo diversos aspectos) dentro do seu blog.

Finalizando, posso dizer que com estas dicas o blog cresce e se mantem saudável ao longo do tempo, mesmo que eu otimize pesadamente poucos posts. Siga as ideias apresentadas aqui sempre que puder e veja como as diferenças realmente surgem!

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