sábado, 20 de abril de 2013

3 Métricas estratégicas para páginas do Facebook

3 Métricas estratégicas para páginas do Facebook


3 Métricas estratégicas para páginas do Facebook

Posted: 20 Apr 2013 05:43 AM PDT

Antes de começar a usar o Facebook para aumentar suas vendas e promover a sua marca, vamos começar de baixo e construindo uma base sólida que aumenta as chances de alcançar esses objetivos.

Existem várias maneiras de atrair os usuários para o Facebook, mediante contagem oficial, páginas associadas, ou até mesmo aplicativos. Ambas as opções podem ser válidas, dependendo dos objetivos que se tenha. E uma vez que os usuários tenham chegado a ela, é hora de começar a estudar esses usuários com a ferramenta de análise.

Com o constante incremento de ações e ferramentas nas páginas do Facebook, está se tornando cada vez mais importante medir os resultados da plataforma e a forma mais barata de se fazer isso é utilizando a própria ferramenta do Facebook o Insights.

métricas facebook

O Facebook Insights é o sistema de estatística do Facebook e muitas de suas métricas estão disponíveis através das páginas. No entanto a API do Insights permite coletar dados mais específicos.

Quando se exporta os dados através da API do Insights, temos acesso a mais de 50 métricas adicionais que não são visíveis através da interface web (por exemplo, o número único de pessoas que criaram uma publicação a partir de uma cidade). Mas não para por aí a questão, uma vez que com as métricas exportadas podemos calcular outras métricas como mostra o artigo da Nan Dawkins no Marketing Land:

1) Alcance orgânico médio da publicação

  • Se a página não tem um grande orçamento para a publicidade no Facebook, no âmbito orgânico (número de usuários únicos que leram esta página, ou viram uma de suas publicações no mural) é especialmente importante. Infelizmente pelo algoritmo EdgeRank todas as publicações não serão exibidas para os fãs.
  • Na interface web você pode ver o alcance orgânico de cada publicação. Para obter uma imagem geral seria bom ter uma publicação orgânica de médio alcance.
  • Para fazer isso, você precisará da métrica "28 Days Organic Reach" depois de ter este número, some o número total de mensagens no período de tempo e conclua com o seguinte cálculo:

Imagem: Marketing Land

2) Interação média por publicação

  • O alcance orgânico não vai melhorar, a menos que os fãs interajam e se envolvam com nosso conteúdo. Quanto mais estiverem ligados ao nosso conteúdo, mais vezes as publicações irá aparecer nos mural dos fãs.
  • Na interface web você pode ver quantos usuários estão engajados por cada publicação individual, mas o que nos interessa é conhecer o meio de interação por publicação.
  • Para isto temos que localizar a métrica “28 days Page Stories" (o número de histórias criadas em sua página) e dividi-la pelo número total de publicações do período que queremos analisar.

Imagem: Marketing Land

3) Engajamento de usuários engajados

  • Outra maneira de ver a interação é calculando quando vezes o usuário interage.
  • Para calcular a interação por usuários engajados (Facebook define como engajado qualquer usuário que cria uma publicação), é preciso utilizar a métrica "28 days Page Stories" e dividi-la pela métrica "28 Days People Talking About".

Imagem: Marketing Land

Ferramentas como essas são essenciais para os profissionais de mídias sociais que, até um tempo atrás produziam conteúdo no escuro, mas agora trarão também conhecimento aos gestores de marca, que terão oportunidade de saber o que agrada o seu público ou não.

As mudanças reforçam a potencialidade do site para fins comerciais e as empresas ganham em possibilidades de mensuração de suas ações. As marcas devem ficar ainda mais atentas para aquilo que postam e a qualidade da produção de conteúdo, mais do que nunca, deve ser priorizada.

Espero ter demonstrado alguns indicadores interessantes para o cálculo de suas páginas e os de seus clientes.  Queria ter demonstrado alguns dos exemplos acima com os dados da minha página, mas não sei o que está acontecendo com o Facebook Insights que não estou conseguindo exportar, até exporta, mas o arquivo sempre está corrompido.

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