Como conseguir ideias para novos conteúdos
Há momentos em que parece que o tema que você escolheu para falar no blog corporativo já está completamente saturado. É como se a fonte do nosso conhecimento sobre o assunto secasse. Por mais que tentemos não encontramos assuntos interessantes para novas publicações. Nós simplesmente não temos novas ideias para falar no blog. ”Mas o que eu posso fazer? Eu continuo a escrever e atualizar o blog regularmente. Se eu eventualmente desaparecer. Tanto trabalho para nada?". Não se preocupe, a menos que o nicho do seu blog seja extremamente saturado ou concorrido, eu tenho certeza de que a seca não corresponde com a realidade. Há centenas, se não milhares de itens interessantes que estão à espera de serem encontrados.
Neste artigo, vou dar algumas dicas para despertar a sua criatividade e gerar novas ideias para o seu blog.
1. Tire um dia da semana para gerar novas ideaisOs hábitos são muito fortes. Se você está sob estresse pode acontecer das ideias não fluírem por causa deste estado de ansiedade e impaciência. Minha recomendação, se você estiver em uma seca, é ideal passar algumas horas de um determinado dia da semana apenas para gerar novas ideias para o seu blog corporativo. Que seja hoje, manhã, domingo seria uma boa escolha.Faça disso um hábito em sua vida, dedicar algum tempo semanal para a criatividade e geração de ideias e observar nesse período os melhores caminhos para gerar novas ideias. Guarde todas as ideais para novos artigos, dicas ou vídeos que inspire a produção de conteúdo para o seu blog. Você nunca vai ter problemas de seca. A partir de agora você vai ter uma gaveta cheia de ideias que você pode usar quando você precisar. 2. Nadar até as profundezas de seus arquivosMergulhe em seus arquivos, leia os títulos dos artigos que você escreveu no passado, force a sua mente a novas idéias relacionadas a esses títulos e deixe o seu cérebro fazer o resto. No caso de você não saber, o nosso cérebro para ser criativo, funciona muito melhor se tiver certos pontos de ancoragem que permitam associar ideais e gerar nova base de ideias.Eu vou dar uma série de exemplos que mostram como eu uso essa técnica:
3. Potencializadores de criatividade VS inibidores de criatividadeExistem certos fatores que inibem a criatividade e outros que aumentam. Se você remover os fatores negativos e atrair para sua vida a vontade positiva provavelmente você será mais criativo.Inibidores da criatividade: o ruído, stress, própria negatividade e outros, a pressa, a excessiva liberdade criativa, o sono, a fome, as distrações, multitarefa, etc Melhorar a criatividade: o silêncio, os aromas exóticos e macios, tranquilidade doméstica, a positividade própria e de outros, cercar-se de pessoas criativas, leitura e visualização de qualquer obra artística e música relaxante, conceitos ou ideais que limitam a liberdade de criação, etc. 4. Explore o que é popular em outros lugaresSe não há nenhuma maneira de você gerar novas ideais para si mesmo, você tem que tomar emprestado as ideais de outros que tem relação com o seu trabalho. A ideia não é copiar ou duplicar itens, muito menos. O que estou propondo é que você veja quais os itens de outros blogs do mesmo nicho que fazem sucesso. Na verdade, eu recomendo que você não leia o conteúdo dos artigos para não sentir qualquer influência a partir dos textos originais. Baseado no título você escreve a sua versão. Nós não estamos interessados em, pelo menos o que os outros escreveram, a única coisa que queremos é ver que este título tem sido bem sucedido e tem sido bem recebido.Sites onde você pode ir para nutrir títulos e ideais:
5. A técnica da árvore e seus ramosImagine uma semente, a planta cresce e deixa um tronco com alguns ramos. Finalmente, depois de muita chuva e muitos sóis que espreitam através da cabeça da jovem árvore, agora emergindo das novas filiais fortes e amplas ramificações que vão e que por sua vez dão lugar a pequenos galhos. Esta é a arte da árvore e seus ramos: tomar um artigo que você escreveu e mergulhar em cada ponto que você tocou neste. Você pode diversificar seus próprios artigos e aprofundar cada vez mais os seus pontos de vista.Por exemplo: um exemplo de artigo onde eu poderia aplicar esta técnica seria SEO Curso: Estratégias de SEO no Google. Neste trabalho, bastante geral, existem quatro pontos que poderiam ir mais fundo e chegar a cada um deles um ou mais itens. Os pontos são: (1) análise de mercado e busca de palavras-chave, (2) otimizar seu site, (3) as estratégias para obtenção de links que apontam para o seu blog (link building), e (4) análise resultados e como estes são ajustes. 6. Observar eventos/conversas do seu dia-a-diaSério, pode parecer estranho, mas as vezes não prestamos atenção nas coisas que passam ao nosso redor no mundo real, aquela conversa com amigos, aquele programa de TV(pra quem vê TV),aquela dúvida que você ouve na conversa de terceiros e até em placas de anúncios de produtos que vemos por aí. Um blog que não é diário pessoal, você está criando um veículo de informações para que outras pessoas leiam e absorvam o conteúdo que você está transmitindo. Observe o seu dia-a-dia, verá inúmeras situações que poderiam ser abordadas em textos, e, diga-se de passagem, textos produzidos a partir de uma situação inusitada geralmente ficam muito bons e fazem grande sucesso.7. Yahoo! Respostas!Uma opção pouco conhecida quando se trata de procurar conteúdo é o Yahoo! Respostas. Essa é uma rede social onde os seus usuários fazem perguntas e os próprios usuários respondem às perguntas dos outros. Se você tem um blog corporativo que pretende ajudar alguém a resolver algum tipo de problema, esse é um bom lugar para se buscar inspiração. Todas essas técnicas eu uso com este Blog. Como resultado, tenho muitas ideais para escrever e publicar artigos. Bem, espero que essas dicas tenham tenham ajudado você a saber como encontrar novas idéias para seus textos. Mas não se esqueça: quando encontrar uma ótima idéia, não gaste tudo em um post só, procure transformar ela em vários textos. |
segunda-feira, 15 de abril de 2013
conseguir ideias para novos conteúdos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.