Manual de como atrair leitores de forma eficaz
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Posted: 18 Apr 2013 06:12 AM PDT
Como muitos de vocês já sabem, a escrita utilizada em meios tradicionais de comunicação livros, revistas, jornais, fazê-lo não é a mesma para um blog corporativo. Os blogs corporativos são um meio diferente, com suas próprias regras e seus recursos próprios de escrever. Se você quer que alguém leia o que você escreve, você tem que conhecê-las, aplicá-las. Este é um miniguia sobre a forma de escrever para blogs. Vou dividi-lo em duas parte, a primeira, você está lendo agora, é como otimizar o conteúdo de suas mensagens pensando no leitor, a segunda, no entanto, vai se concentrar em otimizar o conteúdo de suas mensagens pensando Google e em outros mecanismos de busca.
São 2 condimentos fundamentais para conseguir um artigo de qualidade. Mas onde reside a verdadeira maestria de um bom blogueiro corporativo é fazer uma mistura adequada destes dois condimentos, sem que nenhum desse seja perceptível ao leitor. É muito parecido com um truque de mágica, se você sabe o truque a mágica perde a graça. Bem, aqui é o mesmo, tudo o que eu vou explicar deve ser aplicado com o mínimo de interrupção da experiência do leitor. Em outras palavras, são recursos que devem operar nas sombras, sem que o leitor tenha consciência de sua presença. Neste artigo, vou falar sobre o um dos itens principais mencionados para fazer um bom post: Otimização de conteúdo pensando no leitor mais tarde publicarei a segunda parte. Perfil do leitor de blog e seus hábitos de leituraSe você quiser fazer uma escrita eficaz o primeiro e mais importante de tudo é conhecer o perfil dos leitores que você tem e os seus hábitos de leitura. O leitor de conteúdo on-line é caracterizado por uma coisa que você precisa sempre ter em mente ao escrever suas mensagens: ele tem uma capacidade de atenção e concentração mínima.Qual é a explicação para essa falta de atenção e concentração? À primeira vista eu encontro 3 prováveis causas. 1 – A Leitura de uma tela é chata. Brilho, reflexões, etc. empobrecem a experiência da leitura. Além disso, e ao decorrer da vida sempre aprendemos que as telas são para ver vídeos e não para ler. 2 – A grande quantidade de distrações que temos quando estamos navegando na Internet, seja no próprio blog (banners, etc.) ou fora dela (música, online, Facebook, Twitter, IM, Skype, etc..). 3- A enorme facilidade que é para saltar de um lugar para outro. Se eu não gosto de algo, eu possa ir para outro conteúdo que atenda às minhas necessidades, em poucos segundos. Claro que há outros motivos, mas essas 3 são mais do que suficiente para perceber que o leitor da Internet é como uma criança mimada com um baixo poder de concentração. Dito isto, vejamos como podemos captar a sua atenção e mantê-lo o tempo suficiente para terminar de ler o nosso post. Como atrair e reter a atenção do leitorHá 3 práticas em minha opinião que são essenciais para alcançar este objetivo, são:
1 – Recursos e orientações para facilitar a digitalização do texto pelo leitor
2 – A escrita deve ser direta e visual
3 – O tema do conteúdo tem de despertar o interesse e curiosidadeSe o assunto é chato ou não interessará a maioria de seus leitores não o escreva. Procure por tópicos que cause interesse e produza o seu conteúdo sobre isso para despertar a curiosidade do leitor.Um exemplo: Como ter uma renda extra com blogs Ao colocar esse título às pessoas querem saber mais, quer saber que formas eles poderão usar. Como despertar o interesse para incentivar a manter a leitura?
Os 4 elementos mais importantes de um artigoEm todos os artigos que escrevo, costumo, julgar importantes 4 elementos que são os fatores principais para que o leitor continue lendo seu artigo e assim possa recomendar a outros leitores, esse pontos são :
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Posted: 17 Apr 2013 11:44 AM PDT
O Facebook desde a sua criação vem sofrendo grandes alterações para melhorar a experiência dos usuários, desde 2004 quando a rede ainda era chamada de The Facebook e era uma rede social para estudantes da universidade já vem sofrendo alterações.
As alterações no layout são praticamente anuais como podemos observar, no passar dos anos. A rede social em 2011 saiu do tradicional mural que a acompanhou durante anos para um novo formato chamado Timeline no qual será sua nova versão por um bom tempo, já agora em 2013 o Facebook fez pequenas alterações na timeline e uma mudança radical no newsfeed o que para a rede é uma revolução na experiência do usuário, o novo feed ainda não está disponível para os usuários, apenas para alguns beta testers. O Mashable anos atrás uma compilação dos layout com o passar dos anos, não consegui encontrar o link, mas fica referenciado que o crédito das imagens até 2011 é pertencente ao mashable. The post Infográfico: As mudanças do Facebook appeared first on Blog Corporativo. |
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