quinta-feira, 25 de abril de 2013

Por que seu marketing de conteúdo não funciona?

Por que seu marketing de conteúdo não funciona?


Por que seu marketing de conteúdo não funciona?

Posted: 25 Apr 2013 06:09 AM PDT

O número de CMOs que acreditam que o marketing de conteúdo é o futuro do marketing,quase dobrou nos últimos anos, um papel de Marketing B2B , que afirma que os anunciantes estão cada vez mais apoiados em conteúdo digital.O marketing de conteúdo é definida como a entrega de informações ao mercado por uma empresa, criando uma autoridade da marca ao invés de simplesmente desenvolver o texto do anúncio.

Não é um segredo que o sucesso de nossas estratégias em E-Business depende muito do conteúdo que publicamos. Criar um conteúdo de qualidade irá nos proporcionar grandes oportunidades de negócios para fornecer informações e materiais de interesse para os leitores. Dessa forma, eles podem aprender mais sobre seu nicho, sua empresa e seus produtos ou serviço.

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O conteúdo também proporcionar uma boa oportunidade para criar mais formas de interação entre seu negócio e os visitantes do site e suas contas de redes sociais. E embora este seja de grande importância, gerar conteúdo de qualidade não é tão fácil quanto parece. Abaixo vou detalhar 7 razões para a sua estratégia de conteúdo pode não estar dando os resultados esperados.

1 – Audiência errada

Identificação de alvo adequado é um componente chave em todos os aspectos de marketing, e especialmente relevante para o conteúdo. É essencial que o que esteja escrito, seja destinado a quem vai lê-lo, deve agregar algo de valor. Deve cobrir todas as necessidades do leitor, informando, para esclarecer quaisquer dúvidas ou problemas, etc.

Você deve gastar algum tempo pesquisando sobre o que seus visitantes estão procurando, analise os conteúdos que tiveram mais visitantes, criar uma pesquisa, e perguntar-lhes diretamente que tipo de conteúdo eles tem interesse.

2 – Conteúdo repetitivo ou chato

As pessoas estão procurando um conteúdo valioso, algo que lhes dê novas informações. Seu dever é mantê-los interessados, ninguém quer ler a mesma coisa todos os dias. É muito provável que tenha muito material para escrever em sua mente, muito mais do que se pensa. 

Pense sobre os diferentes recursos e funções de seus produtos ou serviços e que tipo de informações relevantes que você pode oferecer a seus leitores. Escrever sobre a evolução da indústria, mas não diretamente relacionadas ao seu negócio, tendências.

3 – Formatos repetitivos

Você tem que manter o frescor na visão do leitor e uma das formas mais eficazes de atingir este objetivo é produzir conteúdo em diferentes formatos com variações periódicas, mantendo a imagem corporativa impressa para sua escrita.

Se você escreve artigos em um blog corporativo, ofereça um E-Book de tempos em tempos. Se você fizer seminários online, oferece alguns vídeos curtos com resumos. Se você nunca criou um infográfico, pode ser a hora de fazê-lo. Formatos diferentes é uma boa maneira de distribuir conteúdo novo.

Ebook

4 – Conteúdo comercial exagerado

Assim, o objetivo do seu trabalho na internet é susceptível de ser vendido, e isso é bom. Mas não se esqueça de que a ideia por trás do marketing de conteúdo é fornecer informação educacional e interessante. Quando você se posiciona como um líder dentro de determinado nicho através da criação de conteúdo de qualidade, você irá ganhar a confiança entre os seus clientes potenciais. As vendas irão acontecer naturalmente, se você fizer um bom trabalho de Marketing de Conteúdo.

5 – Você não está promovendo o seu conteúdo

Suponha que a qualidade do seu conteúdo é interessante. Cobre as necessidades de informação, você fornece os documentos pertinentes, conteúdos educativos… Mas ninguém lê.

Você está falando com as pessoas sobre este conteúdo? Use os canais disponíveis para promover a sua escrita. Facebook, Twitter e Google + e até mesmo Linkedin são ótimos lugares para falar sobre o que você escreve e publicar links para seus artigos.

Certifique-se de manter seu conteúdo sempre visível em todos os canais possíveis dentro e fora de seu site, pois lá é que estão escondidos os potenciais leitores e clientes.

6 – Você não está usando os canais apropriados

Já está distribuindo conteúdo em diferentes canais? Use ferramentas de análise para identificar quais de visitas que estão dando melhores resultados. Se você achar que a maioria de sua audiência está no Facebook, é um lugar a ser melhor explorado, em vez de tentar promover em locais que não está tendo sucesso.  Concentre o seu tempo e esforços a esses canais que mostram uma maior eficácia para derivar o tráfego para o seu conteúdo.

7 – Há chamadas para a ação?

Certamente, seu objetivo não é aparecer como um comerciante está interessado apenas na conquista de clientes através do conteúdo, mas você deve considerar que a finalidade da geração de conteúdo é, finalmente, fazer negócios, e deve haver algumas chamadas para a ação que não pareçam invasivas em seu texto.

Uma maneira de fazer isso é adicionar uma indicação do próximo passo para conseguir algo, fornecendo um link para outro conteúdo que se aprofunda um tema específico, ou a entrega de dicas específicas.

Você está pronto para gerar mais oportunidades para o seu produto ou serviço através de marketing de conteúdo? Ao evitar os erros mencionados você está no caminho certo no mercado de geração de conteúdo, atraindo mais público, as perspectivas e eventualmente clientes.

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Marketing de artigos para ganhar credibilidade

Posted: 24 Apr 2013 09:00 AM PDT

O Article Marketing ou, em português, o Marketing por meio de Artigos, ainda não é totalmente aproveitado na blogosfera brasileira, mas tem um grande poder. É a melhor e mais barata forma de potencializar o seu blog nas buscas. Vale a pena começar a utilizá-lo para atingir e/ou aumentar com qualidade as duas bases de um bom blog: índice de visitas e SEO. Saiba mais sobre esta nova técnica e um pouco sobre as repercussões que ela já gerou na blogosfera, além de (como sempre!) dicas de como iniciar-se no Article Marketing. Aproveite a tacada, porque ela está em alta atualmente!

São duas as principais formas de fazer Marketing por meio de artigos:

  • Por meio de guest-posts
  • Por submissão de textos a diretórios

Sobre os guest posts, todos já sabem: posts em outros blogs, mais populares. Isto é bom, também, mas a liberdade que você tem nos diretórios de submissão de artigos é enorme.

Nestes locais, você geralmente tem a opção de adicionar (geralmente, até 3) palavras-chave específicas linkando para alguma página sua. Assim, pode muito facilmente subir de posições no Google para tais palavras-chave, se quiser otimizá-las com qualidade, pois tem total domínio do texto âncora que as compõe.

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Um exemplo: você cria um novo blog de nicho, em inglês, com base na palavra-chave "skincare" (cuidados com a pele). Coloca esta palavra no título de seu blog e em vários pontos dos textos, mas mesmo com alguns links apontando para o seu blog, não consegue atingir o topo das pesquisas para esta palavra-chave.

Então, a melhor forma de atingir o seu objetivo, certamente, será a produção de alguns artigos com links apontando para o seu blog com a palavra-chave "skincare". Assim, o Google saberá que o seu blog tem alguma relevância dentro deste assunto. E pode ir fazendo vários artigos seguindo esta métrica, até atingir o topo. Em algumas situações você pode precisar de apenas 1 ou 2 artigos e, em outras, muito mais. Mas certamente este esforço vale a pena, principalmente se você conhece o assunto sobre o qual está escrevendo.

Outra forma de promover o seu trabalho desta maneira é com a biografia do autor, que geralmente encontra-se abaixo dos seus artigos. Pode colocar um link para o seu próprio blog, para potencializar sua promoção e ainda ganhar alguma relevância dentro do assunto sobre o qual escreve.

Quando utilizar marketing de artigos?

Agora, veja as principais situações onde você pode utilizar o Article Marketing:

  • Quando precisa atingir o topo para determinada palavra-chave de um artigo do seu blog.
  • Quando criou um blog de nicho específico para um palavra-chave long tail e está quase no topo.
  • Se o seu blog for relativamente novo e você queira angariar alguma relevância rapidamente.

Além disso, o Article Marketing também é aplicável em várias outras situações.

Geralmente, as pessoas não se iniciam no Article Marketing por pura preguiça ou por falta de tempo, como no meu caso. Mas certamente, quando as coisas esfriarem por aqui estarei criando vários blogs de nicho e submetendo artigos em vários diretórios. Você pode fazer o mesmo, no momento em que quiser!

Dicas para marketing de artigos eficientes

  • Procure fazer textos com uma qualidade altíssima.
  • Aponte para páginas específicas do seu blog que estejam quase ao topo das pesquisas.
  • Pode apontar também para a página inicial do seu blog, sempre que puder.
  • Siga corretamente as regras do diretório onde está submetendo seus artigos.
  • Cuidado com o sistema de Links em certos diretórios: alguns nem dão Links Follow e, outros, apenas quando o artigo ganha um número X de reconhecimento, como as Hubpages.
  • Submeta artigos sobre o mesmo tópico para vários diretórios, mas nunca artigos idênticos, muito menos idênticos aos que você publicou em seu próprio blog. Faça algumas alterações, pois senão terá todo o seu trabalho perdido, por conta do conteúdo duplicado que está a submeter. Para isto, você pode reescrever manualmente ou conhecer um pouco mais da técnica de Spun Articles, a qual pretendo abordar aqui mais tarde.
  • Trace uma estratégia de Link Building para cada artigo que você criar, para aumentar a relevância de tais páginas apontando para o seu blog.
  • Para começar, pode pegar alguns artigos já prontos do seu blog e fazer algumas leves adaptações. Isso leva apenas 15 minutos e vale muito a pena.

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1 – Publique apenas artigos originais e de qualidade

Um dos objetivos do article marketing é ganhar notoriedade, credibilidade e respeito, e nesse sentido deve apenas publicar artigos de qualidade e escritos por si. Deve implementar esta estratégia com o máximo de profissionalismo e seriedade, e empenhar-se como se estivesse a escrever por exemplo um artigo para o seu próprio blog. Não facilite, é a sua reputação que está em jogo.

2. Preserve a sua imagem

Escreva apenas sobre temas que domina. Se quiser arriscar publicar artigos sobre assuntos que não domina, o mínimo que deve fazer é pesquisar sobre o tema em causa de modo a evitar erros de palmatória e/ou incongruências. Se não o fizer corre o risco de ter que enfrentar o "lado negro" do article marketing, e em vez de tirar proveito irá estar a dar um tiro no próprio pé.

3. Dê algo que interesse aos leitores

Não publique artigos apenas por publicar. Tente passar ao leitor informação útil e relevante porque só assim irá captar a atenção e fazer com que ele visite a sua página à procura de mais e melhor informação.

4. Publique de acordo com o site ou produto que pretende marketizar

O artigo publicado deve estar intimamente relacionado com o produto ou site que você pretende publicitar. Assim, no final poderá deixar um link contextualizado com o tema do artigo. Não fará sentido nenhum escrever, por exemplo, sobre jogos e colocar um link para um site de emprego.

5. Evite colocar demasiados links 

Existem diretórios que permitem a colocação de links no próprio texto do artigo, e isso pode levar  à tentação de deixar links a torto e a direito por todo o artigo. Quer o diretório permita a colocação de links no texto e na caixa "sobre o autor", ou permita  apenas links no campo reservado ao autor, considere deixar apenas 1 ou 2 links, o mais relacionados possível com o assunto abordado. Assim, o tráfego que vier a conseguir será tráfego de alta qualidade. Prefira a qualidade à quantidade.

6. Defina um plano e cumpra-o

De acordo com o seu tempo disponível, estabeleça quantos artigos pretende publicar por semana, por exemplo, e esforce-se para conseguir cumprir o planeado.

 Normalmente o Marketing de Artigos não traz grandes resultados de imediato, e muito menos será com a publicação de meia dúzia de artigos que você irá atingir um grande sucesso. Antes pelo contrário, terá que ser paciente e perseverante e verá os resultados chegarem com o tempo. Por tudo isto, e também porque dá certo trabalho, o marketing de artigos é ainda pouco praticado em língua portuguesa, no entanto, todos aqueles que investirem o seu tempo verão os seus esforços recompensados e irão certamente distinguir-se da multidão.

Portanto, é isto que quero deixar a vocês hoje: acumulem técnicas de divulgação e nunca abandonem uma porque não está rendendo. Apenas otimize-a até elas renderem algo interessante!

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