terça-feira, 23 de abril de 2013

Como aumentar o alcance das publicações no Facebook

Como aumentar o alcance das publicações no Facebook


Como aumentar o alcance das publicações no Facebook

Posted: 23 Apr 2013 08:48 AM PDT

Quando nos comunicamos na mídia social o tamanho nem sempre é o mais importante: o que importa realmente é o impacto que causa a sua comunidade e assim conseguir ações a partir dela. No Facebook, para impactar os fãs temos que dominar um terreno chamado de “news feed” e depende de um algoritmo chamado Edgerank, que decide o que deve ou não ser exibir no news feeds dos fãs.

Você sabia que a grande maioria das pessoas que clicam no botão "Curtir" não voam para a página? Talvez o sua página tenha milhares de fãs, mas poucos realmente visitam sua fanpage. Afinal, quantos estão ativos?

Poucas pessoas têm o hábito de ir diretamente a uma fanpage, geralmente elas respondem (ou não) a uma publicação que está em seu mural, em que é chamado de"feed de notícias" ou "notícias"Agora o problema é que nem tudo o que você postar na sua página atinge o feed dos seus fãs.

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COMOOOO? SIM, ESSA É A TRISTE REALIDADE…

O Facebook decide o que é exibido no feed de seus fãs, isto é culpa do EdgeRank que determina a relevância de suas publicações para cada fã, e de lá decide o que será mostrado a todos.

Este algoritmo combina três componentes:  afinidade, pessoa, idade e conteúdo:

A afinidade é entre a pessoa que publicou o conteúdo (nota, foto link, etc.) e você. Quanto mais você interage com uma pessoa (comentários, curtir, as visitas ao seu perfil, etc) maior a afinidade segundo o Facebook.

O Peso refere-se à importância de uma foto, nota ou link que você postou. Assim para o Facebook, um comentário tem mais peso do que um "curtir" (é claro que você tem que "trabalhar" mais para deixar um comentário do que pressionar o botão "curtir").

E, finalmente, há o componente de tempo, ou seja, o terceiro fator leva em conta o conteúdo fresco. O ideal é ter posts recentes que recebam interações prolongadas ao longo do tempo.

O elemento final está ligado ao processo de classificação do Edgerank, que é o tempo de decaimento da notícia. Como o Edgerank é baseado em afinidade e peso de relacionamentos, é bem provável que notícias mais antigas tendam a sumir.

Então, esses fatores estão inter-relacionados em uma fórmula só conhecida pelo Facebook, determina o que é exibido nas "últimas notícias" de cada um.

Então o que podemos fazer para que as nossas publicações sejam exibidas no feed dos nossos fãs? Bem, a boa notícia é que apesar de não saber a formula do EdgeRank, há possibilidade de otimizar nossas publicações para aparecem mais.

Todos nós queremos que as atualizações que fazemos em nossas páginas no Facebook cheguem ao maior número de pessoas possível, é necessário ter mente que não basta apenas fazer uma publicação de qualquer maneira. Um dos primeiros pontos a tratar na maneira de como melhorar uma página no Facebook, é falar sobre como aumentar o alcance, que determina o número de pessoas que viram uma publicação. Para aumentar o alcance de seus posts no Facebook podemos fazer:

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1 – Publicar no melhor horário

Qual é o melhor momento para fazer publicações no Facebook? Isso depende de vários fatores. Primeiro, você deve considerar quais foram os melhores horários em que suas publicações tiveram melhor impacto. Para isso você pode usar a ferramenta Facebook Insights, que fornece todas as estatísticas da sua página de fãs.

2 – Fazer uso de fotos (essa é velha)

As fotos são o conteúdo mais amado no Facebook, o mais discutido e compartilhado. Imagens com frases de autoajuda, superação e dor de cotovelo são os conteúdos com os melhores alcances, digo isso por causa de testes que realizei. Se encontrar o tipo de imagem que seus fãs preferem o alcance das publicações aumentará.

3 – Adicione conteúdo de 2 a 5 vezes por dia

Para páginas de fãs com certo volume, a minha recomendação é postar pelo menos 3 vezes por dia. Mas tudo depende do tipo de fãs que temos e a indústria ou atividade na página. Há páginas que não são atualizados todos os dias. Minha estratégia pessoal até agora incluiu pelo menos duas atualizações diárias e tenho conseguido grandes resultados.

4 – Pense em seu nicho

Os melhores dias para postar no Facebook de acordo com o setor depende de onde estamos. Você sabia que os melhores dias para postar no nicho de vestuário e da moda são completamente diferentes de saúde e beleza? Considerando isso, podemos encontrar quais são os melhores horários dependendo do nicho.

5 – Promover publicação

Se com as dicas anteriores seus resultados não tem sido bons, então pague para aparecer, o Facebook possui o Post Prometed que permite você aumentar o alcance das publicações através de um valor simbólico.

Quando você promove uma mensagem no Facebook?

Existem fatores que você deve considerar antes de clicar em “promover” e carregar o seu cartão de crédito: a mensagem ainda será válida em poucos dias? (Pode demorar um pouco para aparecer no Facebook).

6 – Fique de olho no Graph search

O Facebook introduziu o terceiro pilar da rede social: O Graph search que se junta a timeline ao feed de notícias, o Graph search está aqui para nos ajudar a encontrar pessoas que nos interessa, pequisa com base em pessoas, interesses, lugares e fotos.

Revolução? Nem um pouco. Mas se uma evolução muito interessante. Concorrência? Google? Não. O Graph Search é focado em pessoas, encontrar pessoas e que o Google não pode. Dois tipos de busca diferentes, mas com a adição de resultados do bing ensina dentes, mas nada de mais. O Graph search busca hoje competir em uma pesquisa de nível diferente para o que discutimos: está focada em encontrar pessoas ou gostos e interesses dessas pessoas.

Facebook tem o maior banco de dados do mundo, com gostos, interesses, relacionamentos, etc, e agora é quando você pode realmente explodir. É um começo, a busca social promete encontrar pessoas.

Como isso vai impactar as páginas? Como já havia dito o Graph search veio para buscar pessoas e interesses, a partir de buscas dos usuários poderemos ter ideia de que tipos de conteúdo e paginas os usuários curtem aumentando assim a oportunidade de interação. Mas para dar um feedback detalhado, é necessário que a ferramenta esteja liberada a todos, mas no momento, vamos apenas aguardar.

 Para descobrir quais dicas funcionam melhor, qual dia da semana, de onde vêm seus fãs, e assim por diante. Facebook oferece-lhe um conjunto de estatísticas que você pode acessar (e exportar para posterior análise) muito facilmente.

Espero que este pequeno guia seja útil para direcionar sua fanpage. Você tem alguma dica para compartilhar? Por favor, deixe-os abaixo.

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As melhores práticas em blogs corporativos

Posted: 23 Apr 2013 06:03 AM PDT

Ter um blog corporativo tem várias vantagens, tais como a capacidade de gerar e manter uma imagem positiva, fortalecer o relacionamento com os clientes, promover produtos e serviços, obter feedback, etc. Devido a estas vantagens, bem como o impacto que está a ter Internet nos negócios de hoje, é praticamente uma obrigação para qualquer empresa ter um blog corporativo.

Gerenciar um blog corporativo significa responsabilidade extra, pois para que ele seja bem sucedido, deve ser constantemente atualizado com conteúdo atraente, constantemente necessário responder a comentários ou mensagens enviadas por leitores. No entanto, um blog corporativo bem administrado pode se tornar uma ferramenta de marketing eficaz, que nos permite gerar e manter uma imagem positiva da nossa empresa. Ter um blog corporativo permite a uma empresa obter uma comunicação bidirecional com o seu público.

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Para uma gestão eficaz existem algumas dicas finais que quero lhes contar a partir de agora, que, se devidamente aplicadas podem ser a chave para o sucesso de seu blog e assim gerar mais leads e clientes. Abaixo listo as 8 melhores práticas de um blog corporativo.

1. Definir uma estratégia

Todos os blogs corporativos devem começar com um bem-estabelecido e definido e, portanto, segui-lo em todos os momentos. Você deve sempre ter um plano de marketing , e se você não tem, crie pelo menos, uma lista específica contendo os clientes e potenciais clientes. Naturalmente, o seu blog corporativo deve ser sempre uma parte importante desta estratégia de marketing, claro, sem permitir que ele seja parte de uma estratégia, e sem as mensagens de marketing.

Em outros artigos já havia comentado sobre a definição de uma audiência, mas, quais são os objetivos de seu blog? Para construir uma marca?, Aumentar suas vendas?, Comunicar-se com clientes e potenciais clientes? Seja qual for o objetivo, você precisa de uma estratégia, caso contrário, não tendo nenhum curso fixo, o blog irá falhar a qualquer momento.

2 – Definir políticas editoriais

Quando você tem um blog de negócios, você pode o usar para postar conselhos, dicas e muito mais, mas não deve ser usado em conjunto para publicar comunicados de imprensa e conteúdo promocionais, aplique um pouco do ditado popular, “para tudo há um tempo e lugar.” Lembre-se também que a sua empresa tem um lado humano, por isso você deve definir se ocasionalmente irá blogar sobre as atividades dos funcionários, processos internos, sem perder o objetivo principal do seu blog e relevância para o seu público.

3 – Dê um rosto para o Blog

Falando sobre o lado humano de seu blog, recomenda-se que os seus leitores e clientes saibam quem está por trás do teclado, de forma que exiba um nome, um pseudônimo, e até mesmo uma fotografia das pessoas que escrevem no seu blog. Isso também irá dar-lhe um tipo de personalidade para o seu blog, já que cada autor terá um estilo e uma forma particular de escrita, o que vai agradar o leitor. Além disso, se cada autor é especialista em um assunto e escrevem sobre isso, os leitores podem identificar mais facilmente e se tornar leads.

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4 – Concentre-se no conteúdo chave

Como eu mencionei em alguns artigos passados, o conteúdo não deve ser marketing puro, isto porque os leitores não gostam deste tipo de conteúdo (novamente, para isto existe a publicidade e a secção de imprensa). O bom é que isto mais que prejudique seu blog e sua empresa, ambos beneficiados. Por quê? , Porque isso irá permitir que você atraia tráfego de palavras-chave que não falam sobre a sua marca (como o nome da empresa, etc.)

 5 – Conecte o seu blog ao seu site

Deste temos falado, mas é muito importante ressaltar. Quando você tem um blog e um site, é importante que ambos estejam ligados, pelo menos visualmente. Há dois casos possíveis para obter o seu tráfego: o seu potencial cliente conhece a sua página do produto e também fica sabendo que você tem um blog para esclarecer dúvidas e dar dicas para os clientes, ou alguém encontra um de seus posts (através de um mecanismo de busca ou redes sociais) e está interessado em comprar o que você vende.

É por isso que você deve sempre ter algum tipo de link do seu blog para o seu site e do seu site para o seu blog, deve ser visível em qualquer lugar, não apenas em uma página ou post específico. No caso de o link do seu site para o seu blog, não hesite em colocar um "Call to Action", como uma bandeira em que você convidando para ler o seu blog, e no caso do link do site no blog, um em que convida o leitor a conhecer os seus produtos ou serviços.

6 – Interagir com o leitor

Seu leitor é como o seu cliente, para tratá-lo como tal, interaja e responda as suas perguntas. Uma ótima maneira de interagir com os seus leitores é responder aos comentários feitos nos posts, que podem ajuda a resolver uma pequena dúvida, até mesmo um simples “obrigado”. Isso me leva ao meu próximo ponto.

7 – Pergunte ao leitor

Como escritor e gestor de conteúdos para o seu blog, é provável que você ache que as questões que serão discutidas em seu blog não terá qualquer alteração anterior. No entanto, pode ser que o leitor ao ler o conteúdo (ou apenas o título) de um post, não ache o conteúdo bom, e às vezes ele expressará isso. Cada ideia que tiver para um post coloque-se no lugar do leitor e pergunte a si mesmo "esse conteúdo é interessante?".

Para saber o que o leitor quer, nada melhor do que perguntar, o ideal é usar pesquisas inseridas em algum lugar do blog, que não são difíceis de aplicar e remover. Você pode pedir tanto pelo tipo de conteúdo (áudio, vídeo, escrito), como tópicos para cada post, deixando em aberto uma opção que diz “Outros” e permitir que escrever alguma coisa, você pode surpreender os leitores com as ideias que eles têm e como eles podem ser valiosos.

8 – Conheça sua audiência

É muito importante conhecer o público do seu blog. Com isso você pode, por exemplo, adequar melhor seu texto se souber para quem está escrevendo. Além disso, é uma informação importantíssima para possíveis anunciantes.

O uso de um blog corporativo não é nada mais do que uma estratégia de marketing, mais dinâmica, absolutamente atual, imediata, ágil, multi-segmentada, e seu conteúdo é o que realmente importa para reforçar a imagem, aumentando a sua credibilidade, enfatizar o seu profissionalismo e seus colaboradores.

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