Você tem ideia de quantos links do seu Blog o Google consegue rastrear?
Ou ainda, quantos links apontando para o seu blog, vindos de outros sites e blogs, o Google identificou?
Esses dados são importantes para você saber o quanto seu blog aparece no Google, como ele está indexado. Isso aumenta as chances de receber mais visitas, qualifica seu PagRank e ajuda no desenvolvimento do seu Link Building. Vou mostrar aqui duas maneiras bem fáceis de rastrear esses dados.Todo blogueiro quer aparecer no Google e receber muitas visitas vindas dos resultados orgânicos. Mas você sabe encontrar tudo o que o Google tem do seu blog? O que veremos aqui é como encontrar e listar tudo o que o Google sabe do seu blog.
Com seu blog está indexado no Google?
A primeira coisa é saber se seu blog está listado nos resultados do Google, mas também é preciso saber o que está listado. O Google pode rastrear tudo o que existe dentro do seu blog, mas nem tudo aparece nos resultados. É possível saber só que está dentro do seu blog que aparece no Google e como isso aparece lá.
Para isso, entre no Google normalmente – http://www.google.com.br – como se fosse fazer uma busca comum e digite o endereço do seu blog, acompanhado da marcação “site:”, como no exemplo abaixo usando o endereço do meu blog:
E isso ficaria assim nos resultados do Google:
O que aparecerá como resultado é apenas os links e conteúdos de dentro do seu blog, tudo o que o Google já achou dentro do seu blog e está listado no índice deles, podendo também ser encontrado por que navegar.
O mais interessante é que aparece a quantidade de resultados. No meu exemplo, note que o Google rastreia aproximadamente 1670 resultados para o meu endereço. Isso inclui todos os subdomínios, pastas e links internos.
Essa mesma técnica pode ser usada para você encontrar conteúdo específico e palavras chave exatas dentro do conteúdo do seu blog. Isso é ótimo para você determinar a quantidade de lugares em seu blog que uma determinada palavra que seja importante para o seu nicho, aparece em seus posts.
palavra site:http://www.SEU_Blog.com.br
No exemplo da imagem acima eu procurei por todos os conteúdos onde uso a palavra “blogar”. Isso aparece em 335 resultados que o Google consegue encontrar dentro do meu blog exclusivamente.
Quantos links apontam para o seu Blog?
Mais importante do que o que o Google acha dentro do seu blog é saber quantos links vindos de outros sites e blogs apontam para o seu e o Google consegue ver. Cada link que o Google encontra apontando para o seu blog é considerado como um voto. Isso ajuda a determinar a qualidade do seu conteúdo e, especialmente, a popularidade de sua página.
É possível saber quantos links apontando para o seu blog que o Google enxerga e considera como um voto favorável. Para isso basta você fazer uma busca usando o endereço do seu blog acompanhado de “link:”, como no exemplo abaixo:
Assim aparecerá apenas a quantidade de links com “follow”, que passam algum tipo de relevância para o seu blog. É uma ótima forma de saber quem está linkando o seu blog, citando seu conteúdo.link:http://www.mundodoblog.com.br
Mas não se assuste com o número pequeno. Aqui só são contabilizados os links específicos, daquele endereço exato. Existem os links de suas páginas internas, links indiretos e até links encurtados. Todos esses são contabilizados de alguma forma pelo algoritmo do Google.
Para saber realmente qual é a lista completa você precisa entrar na sua conta do Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters). É lá que adicionamos o sitemap do Blog e podemos saber todo o que o Google encontra no nosso blog de forma bem completa, em gráficos e dados precisos:
Lá você pode ver a lista exata de todos os links que apontam para seu blog de alguma forma, definir sua origem e a relação de proporção das palavras chave mais importantes para seu blog.
Com esses recursos apresentados aqui você terá mais controle sobre como o seu blog aparece nos resultados orgânicos do Google. É indispensável saber usar esses dados para melhorar a qualidade do seu blog e desenvolver estratégias para gerar mais links.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.