segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SAIBA COMO AS REDES SOCIAIS PODEM TE AJUDAR A ENCONTRAR UM EMPREGO


SAIBA COMO AS REDES SOCIAIS PODEM TE AJUDAR A ENCONTRAR UM EMPREGO

EMPRESAS BRASILEIRAS OLHAM CADA VEZ MAIS PARA PLATAFORMAS COMO FACEBOOK E LINKEDIN PARA ENCONTRAR BONS PROFISSIONAIS



Redes sociais, emprego (Foto: Shutterstock)

TwitterFacebook e LinkedIn, estão ganhando mais popularidade como ferramenta de recrutamento. São ótimas para descobrir um pouco mais sobre o candidato. Um levantamento feito pela empresa de análise de plataformas de media Jobvite revelou que 89% dos selecionadores nos Estados Unidos planejam usar redes sociais como forma de recrutamento de profissionais. No Brasil, a medição feita pela companhia de recrutamento mundial Robert Half revelou que recorrer às redes sociais para a avaliação de um candidato também já é comum por aqui.

 A pesquisa ouviu 2.525 diretores de recursos humanos do Brasil e de mais dez países da Europa, como Bélgica, Alemanha e Suíça. Os resultados? Nosso país lidera em expectativa de que redes sociais substituíram currículos tradicionais e, ao lado da Itália, é o mais influenciado por essas plataformas na hora de contratar ou eliminar um candidato.
“A vantagem de olhar as redes sociais é que elas ajudam a poupar tempo e a conhecer mais sobre o candidato, tanto no quesito profissional quanto no pessoal. Isso acaba trazendo melhores resultados na hora de encaixar o perfil exato de profissional que as empresas estão procurando”, afirma Caio da Mase, gerente de finanças e contabilidade da Robert Half.
Já que os avaliadores estão olhando para isso e você quer ser visto por eles, que tal tomar um pouco mais de cuidado com seu perfil social e prepará-lo de acordo com as expectativas dos recrutadores? Conheça alguns passos simples que ajudam a deixar o perfil mais profissional.
1) Não minta
A regra aqui é a mesma válida para currículos tradicionais. Cursos dos quais não participou, nível de inglês incorreto e tarefas não correspondentes à realidade são um péssimo jeito de começar o relacionamento com uma possível futura empresa. Acredite, os profissionais vão conferir todas as informações escritas, mesmo que elas estejam perdidas em sua página de rede social.
2) Mantenha coerência
Na prática, o LinkedIn é uma ferramenta profissional e o Facebook é um espaço mais pessoal. É bom que tenha essa divisão, porém, não se esqueça de manter o mínimo de coerência entre os dois perfis. “O selecionador não pode confundir os interesses de vida pessoal e profissional, porém, existe sim uma comparação entre o comportamento de um mesmo usuário em diferentes plataformas”, afirma Da Mase.
3) Seja vistoIsso exige um pequeno trabalho de detetive: procure as redes sociais usadas pelas empresas onde você gostaria de trabalhar e as usadas pelos profissionais que você admira e certifique-se de que você está nas mesmas plataformas. Pode ser um jeito de tentar contato ou, no mínimo, conhecer um pouco melhor o comportamento dessas pessoas ou empresas.
4) Detalhes são necessários
“Principalmente no LinkedIn, mais do que as empresas por onde o profissional passou, é importante detalhar as principais atividades exercidas por ele nos últimos empregos e os principais projetos. Preencher com o máximo de informações referente à formação profissional”, afirma Caio da Mase. “Isso vai ajudar a empresa a encontrar a entender melhor as habilidades do candidato.”
redes sociais (Foto: Shutterstock)
5) Aumente seu networking
As plataformas sociais são ótimas para te ajudar a expandir sua rede de contatos. Retome o contato com as pessoas que estudaram com você e com antigos colegas de trabalho. Mantenha-os informado da sua situação atual, quem sabe eles não podem te ajudar?
6) Pró-atividade é sempre bem-vinda
Use as plataformas para aumentar sua presença online, compartilhar seus interesses e demonstrar sua criatividade. Isso pode servir para revelar detalhes da sua personalidade e pode ser um diferencial para o avaliador.

7) Vasculhe
Quando for chamado para uma entrevista de emprego, as redes sociais podem te ajudar a encontrar mais informações sobre a empresa e o seu entrevistador. Use-as para se preparar melhor para uma entrevista cara a cara. 
E quando elas podem atrapalhar?Um perfil de rede social é único e pessoal. Porém, não é tão invisível assim. Não se esqueça que pontos como ética, responsabilidade e comprometimento também podem ser verificados por meio de análises de fotos, hobbies e posts nas redes sociais, como conta a consultora de RH Sheila Nowicki: "As redes socias também me ajudam a verificar se a pessoa é transparente no quesito moral. Quando estamos nos socializando, mesmo que estejamos entre amigo, essas informações vazam". Por isso, vale ficar atento aos pontos abaixo: 
- Fotos
Imagens de roupas íntimas ou provocativas, com copos de bebidas na mão ou o registro daquele churrasco com os amigos, no qual você não estava tão sóbrio assim não são muito bem vistos pelos selecionadores. “Fotos estranhas em balada ou com copos de cerveja na mão podem significar que aquela pessoa não é tão preocupada assim com a imagem. Se eu tiver em dúvida entre dois candidatos, isso pode ser um fator de decisão”, diz Nowicki.  
Mas, ninguém precisa mudar os hábitos ou sair por aí apagando todas as fotos só porque está em busca de emprego. Se você tem algum material que te expõe demais online, não se esqueça de mantê-lo privado, apenas para seus amigos. As redes sociais oferecem essa opção.
- Banalidades
“Hoje comi pizza”“A Lua está azul”“Meu carro quebrou”. Seus amigos podem até achar interessante, mas para quem está de fora, uma pessoa que só escreve banalidades e gosta de relatar cada minuto de seu dia pode significar falta de conteúdo ou do que fazer. Em vez disso, compartilhe mais notícias ou artigos que você costuma ler e achar interessante. Pode ser uma forma de o selecionador simpatizar com o conteúdo que você transmite.
- Perfil mal-acabado 
Tudo bem se você não é muito fã de redes sociais e as tem só para não ficar de fora da tendência. Porém, já que sua conta existe e carrega seu nome, certifique-se de que elas tenham, pelo menos, uma foto e que os contatos estejam atualizados. “Já aconteceu de a gente querer entrar em contato com a pessoa, mas o e-mail que estava no perfil era um que ela não usava muito. Quando ela viu, foi tarde demais”, diz o gerente da Robert Half, Caio da Mase.

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