Cursos Gratis do Sebrae com certiticado IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio
Público-alvo
Pessoas que tenham a pretensão de iniciar um negócio e queiram noções básicas de como gerir um empreendimento.
Objetivos
O curso Iniciando um Pequeno e Grande Negócio tem o objetivo de apresentar aos alunos princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que os auxiliarão a se preparar para a abertura de seus negócios.
Conteúdo Programático
O conteúdo está distribuído em cinco módulos, a saber: O Empreendedor, Identificando oportunidade de negócio, Analisando o mercado, Pesquisando o mercado consumidor, Analisando concorrentes e fornecedores, Concepção de produtos e serviços, A Empresa e os seus processos, A análise financeira, Os resultados do negócio e O Plano de Negócio.
Carga horária
Esse curso tem carga horária equivalente a 30 horas, distribuídas em atividades como leitura, pesquisas, discussões, resolução de problemas, estudos de caso etc. Nesse período, o participante determina seu ritmo de estudo. O tempo de disponibilização do curso on-line para o participante é de 30 dias.
Requisitos
São necessários os seguintes requisitos de software e hardware: Sistema Operacional: Windows 98, ME, NT 4.0, 2000, XP, 2003 / Linux com kernel 2.6 ou superior. Web Browser: Internet Explorer 6.0 ou superior / Mozilla Firefox 1.5 ou superior. Com suporte para o plugin Macromedia Flash 10. Processador: 1,5 MHz ou superior. Memória RAM: 256 MB ou superior. Resolução de vídeo: 800x600 pixel, cor de 24-bits. Conexão a internet: 56 Kbps (recomendado 128 Kbps). Espaço disponível em HD: 10 MB.
Inscrições
O curso é gratuito. O interessado deverá ter acesso regular à Internet e acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br para fazer a matrícula. Para o aluno cadastrado no site, basta selecionar a opção "Matricule-se", informar o login, senha e escolher o curso. Além de um e-mail de confirmação da matrícula, o aluno receberá um aviso de início do curso. Quem ainda não possui cadastro, deve acessar a opção "Matricule-se", selecionar o campo ’Cadastre-se’ e seguir as instruções.
No decorrer do curso, você contará com o apoio e a orientação de um tutor experiente no assunto, que fará o acompanhamento de cada aluno, sanará dúvidas e estimulará a discussão de temas importantes para o empreendedor. Durante o curso, você também terá a oportunidade de interagir com os outros participantes.
Mais informações
O SEBRAE, atualmente, oferece GRATUITAMENTE os seguintes cursos pela internet: Atendimento ao Cliente, Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação: gestão da segurança, Como Vender Mais e Melhor, D-Olho na Qualidade, Empreendedor Individual, Formação do Preço de Vendas, Gestão da Inovação: Inovar para Competir, Gestão da Qualidade: Visão Estratégica, Gestão de Cooperativa de Crédito, Iniciando um Pequeno Grande Negócio, Internet para Pequenos Negócios, Primeiros Passos para a Excelência e os cursos do Programa Varejo Fácil. Se você ainda não fez nenhum deles, é aconselhável que faça primeiro o curso Apreender a Empreender.
Os participantes poderão consultar o material de apoio, que contém informações complementares dos conteúdos do curso. Esses materiais serão disponibilizados pelo SEBRAE por meio de uma biblioteca virtual com links para download, que poderão ser impressos ou arquivados. Ao final do estudo, estará à disposição dos concluintes o certificado de participação, que o aluno poderá imprimir. Posteriormente, terceiros poderão verificar a autenticidade do certificado por meio do validador.
Conteúdo programático
Apresentação
- Apresentação Sebrae
- Apresentação
Módulo 1: O Empreendedor
- Unidade 1: Ser Empresário
- Unidade 2: Ser Empreendedor
- Unidade 3: Características de comportamento empreendedor
Módulo 2: Identificando Oportunidade de Negócio
- Unidade 1: Quebrando paradigmas
- Unidade 2: Onde estão as oportunidades?
- Unidade 3: Identificando Oportunidades de Forma Empreendedora
- Unidade 4: Missão de um negócio
Módulo 3: Analisando o Mercado
- Unidade 1: Conhecer o Mercado faz toda a Diferença
- Unidade 2: Estudo de Caso - a escola de informática
- Unidade 3: Definindo o Segmento de Mercado
Módulo 4: Pesquisando o Mercado Consumidor
- Unidade 1: Conhecendo o Cliente “por dentro”
- Unidade 2: O Questionário de Pesquisa
- Unidade 3: Hora de Tabular os resultados
Módulo 5: Analisando Concorrentes e Fornecedores
- Unidade 1: Concorrente
- Unidade 2: Roteiro Padronizado – os concorrentes
- Unidade 3: Os Fornecedores
Módulo 6: Concepção de Produtos e Serviços
- Unidade 1: Desenvolvendo as Características dos Produtos e Serviços
- Unidade 2: Os Produtos e Serviços que Fazem a Diferença
Módulo 7: A Empresa e os seus Processos
- Unidade 1: A empresa como um Processo
- Unidade 2: O processo do Produto
- Unidade 3: Processos
Módulo 8: A Análise Financeira
- Unidade 1: A Análise Financeira: O que é e para que serve?
- Unidade 2: Custos, o Preço e as Receitas
Módulo 9: Os Resultados do Negócio
- Unidade 1: Os Resultados do Negócio: lucro ou prejuízo?
- Unidade 2: Capital de Giro
- Unidade 3: Afinal de Contas, esse Negócio vale a pena?
Módulo10: O Plano de Negócio
- Unidade 1: A Importância do Planejamento
- Unidade 2: O Plano de Negócio como um Processo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.