quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Curso Web Design | Como criar um bom Portfólio e atrair clientes

Curso Web Design | Como criar um bom Portfólio e atrair clientes

Link to Blog do Curso Web Design - Microcamp SP

Como criar um bom Portfólio e atrair clientes

Posted: 20 Feb 2014 05:22 AM PST

Capa do post Portfólio

Você sabe o que é um Portfólio? Se não sabe, deveria saber, e mais: deveria possuir um. Mas afinal, o que significa ter um Portfólio e qual a importância dele em sua vida profissional? O Blog do Web Design vai te explicar e mostrar como organizar um bom Portfólio para atrair clientes e conseguir trabalho.

Há pouco tempo, publicamos um post dando dicas sobre como iniciar um trabalho freelance, onde citamos a importância do Portfólio (que você pode ler aqui: blogwebdesign.microcampsp.com.br/dicas-para-comecar-uma-carreira-freelance). Agora iremos nos aprofundar no assunto e mostrar que um Portfólio é considerado o jeito mais eficiente para exibir o tipo de trabalho já realizado por um profissional, além de ser uma maneira de organizar as suas informações e exibir uma amostra dos trabalhos, bem como suas capacidades, conhecimentos, técnicas e os resultados de seu desempenho durante um período de tempo.

Segundo o Wikipedia, “o portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio” e “um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um porta-fólio de seu trabalho realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua vida”.

Portanto, como pode perceber, um bom Portfólio pode ser uma ferramenta importante para abrir muitas oportunidades.  É inegável a importância da web como instrumento para alavancar carreiras. Muito além de ser uma simples ferramenta para lazer e curtir status dos amigos em redes sociais, ela é uma vitrine que pode construir ou destruir a imagem de um profissional.

charge

Ilustração de Gui Neves

Passou-se o tempo em que currículo impresso era indispensável para a contratação de uma pessoa: nos tempos atuais, qualquer empresa possui internet e portanto pode consultar os trabalhos realizados por um candidato para decidir sobre sua contratação. Portanto, é preciso utilizar bem os recursos de um portfólio e organizar seus trabalhos de forma profissional para conseguir os resultados que necessita.

Comunique-se de forma clara

boa comunicação

Um Portfólio deve ser claro e conciso o suficiente para comunicar aos visitantes sobre os serviços que são prestados e o que o designer tem a oferecer aos seus clientes. Afinal, existem muitos tipos diferentes de design e várias especializações, e não é seguro supor que os visitantes possam ter uma compreensão clara dos serviços que são oferecidos sem que eles sejam bem demonstrados.

É importante notar que o objetivo principal de um Portfólio é mostrar o trabalho do designer para atrair novos clientes. No entanto, sem um site que ofereça uma forma de comunicação eficaz com os visitantes, é pouco provável que esses clientes em potencial façam um esforço extra para entrar em contato e contratar seus serviços.

Preços

Alguns designers optam por publicar os preços de seus serviços em seu portfolio, e outros optam por não publicá-los. Independentemente do método escolhido, se você estiver usando uma tabela de preços definidos, os detalhes dos serviços prestados devem ser listados e explicados. Se você decidiu não exibir os preços (que é a escolha da maioria dos freelancers), indique claramente para os visitantes como eles podem fazer para obter mais informações ou talvez obter uma cotação para suas necessidades específicas. O método escolhido para a fixação de preços é uma questão de preferência pessoal, mas seja lá qual for o critério que você adotar, certifique-se de comunicar isso de forma clara e precisa.

Tenha personalidade

personalidade

Quando os potenciais clientes procuram freelancers para realizar seus projetos, há uma série de fatores que vão pesar para tomarem sua decisão. Claro que eles irão analisar se o designer tem a habilidade e experiência necessárias para fazer um bom trabalho, além do custo. Tão importante quanto esses fatores é o desejo dos clientes para trabalhar com alguém que eles gostam e alguém que lhes dará uma boa experiência geral.

A maioria dos donos de empresas ou tomadores de decisão (que são os responsáveis ​​pelo tratamento e supervisão do processo de design do site da sua empresa) em geral são pelo menos um pouco intimidados pelo processo. Eles normalmente querem trabalhar com alguém que possa ajuda-los a tornar essa experiência mais suave, agradável e claro, bem sucedida. Se um freelancer é capaz de mostrar um pouco de personalidade através do seu Portfólio, os clientes potenciais ficarão muito mais propensos a sentir uma conexão pessoal e desejarão trabalhar juntos.

Mostre sua criatividade

ser criativo

Sites de Portfólio devem apresentar alguns dos projetos mais criativos do designer. Afinal, no imaginário coletivo, o designer é um ser artístico e criativo, e o site de um designer freelancer deve ser visto como uma verdadeira representação do seu trabalho e os seus níveis de habilidade.  Na maioria dos casos, os potenciais clientes esperam ver um pouco de criatividade e originalidade a partir do site de um designer freelance. Portanto, não tenha medo de ousar e mostre seu lado mais criativo. Sites de Portfólio podem tomar liberdades criativas em comparação a outros tipos de sites,  podem arriscar mais sem medo de possíveis resultados negativos.

Mostre no Portfólio aquilo que você tem de melhor

Venda-se

Nem todo projeto que você já fez precisa ser incluído em seu portfólio. Na verdade, é melhor apenas mostrar exemplos específicos, em vez de tudo. Em alguns casos você pode oferecer diferentes tipos de projeto (como o projeto de um blog, sites de comércio eletrônico, design de logotipo, cartões de visita, etc), de acordo com as necessidades do cliente, por isso é bom ter alguns exemplos de alta qualidade para mostrar para cada categoria, em vez do que ter uma grande coleção de todo o seu trabalho. Portfólios menores e mais seletivos são mais fáceis para que os visitantes encontrem algo de relevante para eles. Lembre-se que em muitos casos, em especial na área do design, menos pode ser mais!

Facilidade de contato

contato

É fundamental que seus possíveis clientes tenham um caminho fácil para entrar em contato com você. A maioria dos sites de Portfólio usa um formulário de contato, embora alguns optem por listar apenas um endereço de e-mail. De qualquer maneira, as informações de contato devem ser facilmente encontradas e acessadas ​​a partir de qualquer página (ou seja, se você tem um formulário de contato, faça com que cada página em seu site possua links para ele).

A maioria dos designers também gosta de obter algumas informações básicas de potenciais clientes sobre suas necessidades já no momento do contato inicial. Isto pode ser facilmente conseguido através de um formulário onde você possa solicitar algumas informações adicionais. Mas lembre-se: se muita informação for solicitada ou exigida, alguns contatos podem ser perdidos. É mais fácil você fazer com que o cliente entre em contato com você, pois a maioria das pessoas está mais propensa a fazê-lo. Você vai ter que tomar uma decisão sobre que informação é fundamental para que você obtenha o que é necessário, mas não o suficiente para afugentar potenciais clientes.

Dicas de plataformas para colocar o seu Portfólio online

O Portfólio online é o modelo de Portfólio mais utilizado atualmente. Alguns sites que disponibilizam esse tipo de trabalho possuem uma grande quantidade de ferramentas gratuitas e fáceis de usar. Sua atualização é praticamente instantânea e isso pode ser uma grande vantagem e um grande facilitador para quem possui pouco tempo. Além disso, por serem templates, não é necessário ser um gênio da programação para criar o seu próprio espaço. Como desvantagens, podemos citar sua falta de diferenciação, por utilizar um modelo comum a todos, a falta de classificação por projetos e separação por temas e interfaces personalizáveis.

Abaixo, segue uma lista de serviços gratuitos para hospedagem de Portfólios online:

Carbonmade

carbonmade

Com o Carbonmade, você pode criar o seu Portfólio rapidamente escolhendo entre um design padrão ou outros layouts diferentes com opções de personalização. Ao incluir seus trabalhos, você pode dividir os projetos em categorias e também colocar uma descrição em cada um deles.

 Zuinn

zuinn

O Zuinn é uma rede social de Portfólios grátis e fácil de usar (e o melhor de tudo, é brasileira). Nele, não é necessário preencher um cadastro gigantesco e nem fornecer dados pessoais, basta ter uma conta no Facebook, Flickr, Vimeo ou Youtube para conectar aos dados e criar seu perfil. Outra qualidade interessante da rede é que seu design é adaptado para dispositivos mobile, com estatísticas de acesso, lista de referências, inspirações e espaço para comentários.

Behance

Behance

Portfólio online para profissionais criativos em várias indústrias, incluindo a fotografia, design gráfico, ilustração e moda. Nesse site você pode encontrar inspiração, mostrar seu trabalho, obter comentários e ganhar visibilidade global para seu Portfólio, tudo em um único fluxo de atividade.

DeviantArt

Deviantart

A maior rede social online para artistas e amantes da arte. Ela permite aos artistas emergentes e estabelecidos expor, promover e compartilhar seus trabalhos dentro de uma comunidade dedicada às artes . O site recebe mais de 160 mil envios diários de obras de arte originais que variam de mídia tradicionais, como pintura e escultura, para a arte digital, pixel art, filmes e animes.


Em um futuro post, colocarei aqui alguns Portfólios online para sua inspiração. Enquanto isso, faça uma pesquisa na web e tente encontrar alguns para ajudá-lo a ter ideias para desenvolver o seu próprio portfólio online. Como amostra de um portfólio extremamente criativo e simples (até certo ponto, é claro), deixo aqui o link da página do designer gráfico nova-iorquino Robby Leonard. Ele trabalha com ilustração, design gráfico, animação e desenvolvimento front-end. Seu portfólio é uma criativa homenagem aos jogos de videogame, no melhor estilo Super Mario Bros. Utilizando alguns elementos do jogo, ele conseguiu demonstrar toda sua incrível habilidade como designer. Não deixe de conferir e se inspirar!

http://www.rleonardi.com/interactive-resume/

Você conhece alguma outra plataforma que utiliza e recomenda para a criação de portfólios online? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Um grande abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Afilia-se na NetAffiliation

Ganhe dinheiro com os Programas de Afiliados