quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Curso Web Design | Use o Photoshop e transforme seus amigos em zumbis neste Halloween!

Curso Web Design | Use o Photoshop e transforme seus amigos em zumbis neste Halloween!

Link to Blog do Curso Web Design - Microcamp SP

Use o Photoshop e transforme seus amigos em zumbis neste Halloween!

Posted: 10 Oct 2013 05:55 AM PDT

CAPA DO POST

Outubro é o mês do Halloween, certo? Muita gente adora criar brincadeiras no melhor estilo “travessuras ou gostosuras” e comemorar o dia 31 de Outubro em grande estilo (e independentemente se você gosta ou não dessa tradição norte americana, saiba que já há no Brasil um Projeto de Lei para que o dia 31 de Outubro seja conhecido no Brasil como o Dia do Saci ou o Dia das Tradições Folclóricas). Portanto, renda-se a essa festa e aproveite nossas dicas para pegar a foto “daquele” seu amigo e transformá-lo em um apavorante zumbi utilizando as incríveis ferramentas do Adobe Photoshop!

Do que você vai precisar para fazer esse feitiço tutorial:

  • Uma pitada do programa editor de imagens mais conhecido no mundo todo, o Adobe Photoshop;
  • Uma foto de rosto em bom tamanho do seu amigo/vítima preferida (tamanho ideal acima de  800 pixels de altura);
  • Várias cicatrizes, verrugas e feridas colhidas diretamente no Google Imagens;
  • Algum sangue em forma de pincéis do Photoshop.

1º Passo:

Em primeiro lugar, abra a foto que escolheu no Photoshop (Control O ou Arquivo > Abrir). Eu escolhi uma bela e singela foto de um bonito garotinho que busquei em um banco de Imagens da web, mas você pode escolher a foto que quiser.

Foto_garoto

Imagem aberta no photoshop

2º Passo

No painel de Camadas do programa (se não estiver visualizando-o, aperte F7 ) duplique a camada original Plano de Fundo (com o botão direito do mouse ou com o atalho Control J ). Isso será necessário porque iremos fazer as alterações sempre na cópia, deixando o original livre para um restart do trabalho, caso seja necessário.

Duplicar camada

3º Passo

Salve a imagem a seguir no seu computador (sim eu sei, é nojenta: mas é apenas uma imagem do resultado de uma intervenção médica – só não me perguntem de qual órgão humano).

textura_01

Em seguida, vá em Arquivo>Inserir e insira a imagem que acabou de salvar. Ela vai servir para criar um aspecto putrefato (urgh!) ao rosto de nosso zumbi:

03 inserir

Gire-a levemente a redimensione-a para aplicar na direção do rosto da pessoa:

Rotacionando e Redimensionando

Após aplicá-la no devido lugar, dê ENTER e em seguida, no painel de Camadas do programa, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Rasterizar Camada“. Isso a tornará editável para os próximos passos.

 Rasterizar camada

4º Passo

Com a ferramenta Borracha, em uma opção macia (para ver as opções da borracha, clique com o botão direito do mouse em cima da imagem, como você vê na imagem a seguir), limpe os excessos e deixe a textura somente no formato do rosto da pessoa.

Apagar com a borracha

resultado borracha

Se necessário, faça ajustes nas cores e no brilho da imagem. Você pode fazer isso com o ajuste de Matiz/Saturação (Imagem > Ajustes >Matiz/Saturação). Procure deixar as imagens com o mesmo tom, aproximando-as de modo que fiquem proximamente parecidas. Você também pode utilizar a ferramenta de ajuste Equilíbrio de cores (Control B) para isso, se necessário.

Matiz Saturação

Em seguida, vamos distorcer a imagem para que fique ainda mais aplicada ao formato do rosto. Para isso, iremos até a opção Editar> Distorção de Marionete. Essa magnífica ferramenta cria uma malha na imagem, que você pode mapear com quantos pontos quiser (veja na imagem abaixo) e, através desses pontos, “curvar” a imagem o quanto quiser, adequando-a a sua maneira. Basta arrastar os pontos.

Distorção de marionete

Mapeamento da distorção

Após a edição dos pontos, dê um ENTER e o resultado será este, até aqui:

Resultado do mapeamento

Você pode inserir mais partes da textura em outras regiões do rosto, fica a seu critério, dependendo do resultado que deseja atingir:

Mais textura

5º Passo:

Para não criar um acúmulo de camadas, vamos usar o comando Control E para mesclá-las. Lembre-se: não mescle a Cópia ao Original, deixe essas duas camadas independentes. Essa Mesclagem das camadas utilizadas até aqui também serve para que, no próximo passo, possamos editar a imagem como um todo.

Mesclando camadas

Na Barra de ferramentas lateral, clique na ferramenta Superexposição. Ela serve para escurecer as áreas em uma imagem. Com ela, iremos “queimar” algumas partes do rosto, em especial abaixo dos olhos, criando olheiras e marcando mais as expressões e as sombras já existentes (mas cuidado para não exagerar na dose!)

Superexposição

resultado da Superexposição

6º Passo:

Agora, daremos um aspecto horripilante aos olhos! Para isso, vamos utilizar a ferramenta Caneta (também presente na barra lateral do programa). Com ela, iremos contornar ponto-a-ponto os dois olhos (um de cada vez, e sempre fechando o contorno no primeiro ponto criado):

 Caneta

Na sequência, após ter criado o contorno com a caneta, vamos transformá-los em uma seleção. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Criar Seleção”.

Resultado caneta

 Resultado caneta

Depois, com os olhos selecionados, vamos abrir novamente a janela de Matiz/Saturação (Control U) para clarear os espaços dos olhos, criando um aspecto vazio, através da opção Luminosidade em 100%.

 Iluminação nos olhos

Agora, vamos colocar uma leve sombra interna nos olhos, com as opções de Estilos de camadas. No Menu principal, clique em Camadas>Estilos de camadas e escolha a opção Sombra Interna.

Estilo de camada

Veja na imagem a seguir que mexendo nas opções de Opacidade, Distância e Tamanho, pude criar um efeito de sombra interna nos olhos. Você pode utilizar os mesmos números que utilizei ou tentar outros parecidos, de acordo com a foto que estiver usando.

22 Sombra interna dos Olhos

7º Passo:

Que tal inserir algumas gotas de sangue na imagem? Para isso, salve a imagem seguinte no seu computador:

sangue

Depois, vá em Arquivo>Inserir e aplique as gotas de sangue. Rotacione-a e redimensione-a a seu gosto, como fizemos no 3º passo deste tutorial. Após achar a posição adequada, dê ENTER. Depois, não se esqueça de Rasterizar a camada e apagar os excessos com a ferramenta Borracha.

Inserindo gotas de sangue

Hora de aproximar as tonalidades utilizando Matiz/Saturação (Control U) para escurecer/clarear ou aumentar/diminuir a vibração das cores:

Gotas de Sangue ajuste

8º Passo

Está ficando pavoroso, não? Que tal inserir outras cicatrizes, como essas a seguir para aumentar o realismo do nosso morto-vivo?

Repita os passos anteriores (inserir/rotacionar e redimensionar/rasterizar camada/apagar com a borracha/deformar com a Distorção de Marionete, etc) para inserir outras coisas macabras na foto. Fica a seu gosto e critério…

CicatrizMedonha

 Mais cicatrizes

Depois, não se esqueça de mesclar as camadas com um Control E. 

Resultados cicatrizes

9º Passo

Depois de colocar todos os elementos necessários na imagem, vamos fazer uma cópia da camada em que fez as modificações. Para isso, use o atalho Control J. Nessa cópia da camada que criamos, vamos utilizar um efeito de Mesclagem de camadas (os famosos Blends). Essa opção aparece dentro do próprio painel de camadas e oferece uma série de modificações na cor, textura e iluminação da imagem. Você pode ir testando uma a uma e definir qual efeito de mesclagem prefere (no meu caso, utilizei o efeito chamado Luz Direta para acentuar os contrastes e aumentar a exposição da cor).

Mescla de camadas

10º Passo:

Depois de definido o modo de mesclagem de sua preferência, acentue as cores frias (verde e azuis) nos ajustes de Equilíbrio de Cores (Imagem>Ajustes>Equilíbrio de Cores ou Control B). Brinque com os tons e escolha qual deles vai tornar a foto mais horripilante…

Equilibrio de cores final

Agora que já transformamos aquela imagem bonita e adorável em um sombrio ser das trevas, você pode baixar alguns pincéis do Photoshop, como manchas e gotas de sangue para salpicar a fotografia criando um efeito interessante. Você pode baixar alguns pincéis aqui e aqui, por exemplo. Se não sabe como instalar pincéis, aqui tem um tutorial sobre o assunto e aqui um outro sobre como fazer os seu próprios pincéis.

Você ainda pode adicionar algum texto também, se desejar. No site Dafont.com existem algumas sugestões ótimas (e gratuitas) de fontes relacionadas a terror e suspense para você baixar livremente. Aqui neste link você encontra algumas sugestões, como as fontes que utilizei para fazer a capa do post!

29 Resultado

Espero que vocês tenham achado o tutorial interessante e tentem praticar, colocando sua criatividade à prova.  Usem e abusem dos recursos aqui demonstrados! E se quiserem, postem o link do resultado do seu ‘projeto Walking Dead’ nos comentários abaixo. Seria interessante ver como vocês se saíram na tarefa de detonar as fotos de seus amigos! Não esqueça também de ajudar-nos a divulgar nosso blog e dizer o que você gostaria de ver nos próximos artigos. Um forte  abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Afilia-se na NetAffiliation

Ganhe dinheiro com os Programas de Afiliados