Visual Dicas |
Série Arduino Básico #60 - Dado eletrônico com Arduino (uso de manipulação direta de portas) Posted: 06 Apr 2020 02:39 PM PDT Série Arduino BásicoNeste projeto vamos criar um "dado eletrônico" que irá sortear números de 1 a 6 em um display de 7 segmentos. Cada jogada é realizada ao pressionar um botão. Iremos também apresentar o conceito de manipulação direta de portas do Arduino onde mostraremos como utilizar um registrador de portas DDR e PORT. Observações: 1. Neste projeto você poderá utilizar um display catodo comum ou anodo comum (invertendo os valores 0 e 1 dos bits) 2. O conceito apresentado para DDR e PORT é específico para Arduino UNO R3 que utiliza o micro-controlador ATmega328. Outros micro-controladores podem ter configurações diferentes. 3. ATENÇÃO: Tome muito cuidado em utilizar o conceito de manipulação direta de portas. Qualquer erro pode danificar permanentemente o seu Arduino. Display de 7 segmentos: é um componente eletrônico utilizado para apresentar informações visuais. Possui apenas 1 dígito, formado por 7 segmentos de leds acionados de forma independente mais o led do ponto que fica no canto inferior direito do display. Desta forma é possível formar caracteres de 0 a 9, hexadecimais de A a F, e algumas letras do alfabeto latino. O display e formado pelo arranjo de LEDs (diodos emissores de luz) encapsulados em um invólucro apropriado, controlados individualmente, que podem estar acesos ou apagador, formando assim o caractere desejado. É possível encontrar no mercado, displays de catodo comum e de anodo comum. No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!! Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto. Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos Como o projeto deve funcionarAcesse o link: Projeto 60 - Dado eletrônico com Arduino (uso de manipulação 1. Ao iniciar o programa, o display irá ficar totalmente apagado. 2. Para gerar uma rodada do dado basta pressionar o botão. 3. Os números são passados de forma aleatória e com quantidade e velocidade variável. 4. Finalmente um número ficará fixo mostrando supostamente a face do dado. 5. Clique no botão para gerar uma nova rodada. Veja abaixo a montagem do circuito: Montagem com display 7 segmentos (catodo comum) - Simulação Veja abaixo o vídeo do projeto em ação: Veja o tutorial completo em: Projeto 60 - Dado eletrônico com Arduino (uso de manipulação direta de portas) |
You are subscribed to email updates from Visual Dicas. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.