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Posted: 06 Jan 2017 02:57 PM PST Como tirar as metas do papel NA PRÁTICATem dificuldades para tornar seus sonhos realidade? A profissional ensina o passo a passo para ser bem sucedido em sua busca pela auto realizaçãoDurante minha trajetória profissional, como líder e como liderada, e como coach e consultora, pude e posso observar que não é fácil para muitas pessoas colocar as metas em prática, por adotarem cinco comportamentos improdutivos: 1º: Não pensar no longo prazo Para começarmos a tirar as metas do papel é importante ter o seguinte ponto de partida. Se o seu 'Eu-futuro' (você daqui a 25 anos) viesse aqui ter uma conversa com o seu 'Eu-atual' sobre o resultado (matemático) de suas ações, o que ele diria? Quais seriam os resultados nas áreas financeira, física (saúde e bem-estar), intelectual, profissional e de relacionamentos (social e íntimo)? Será que ele diria:
Ou será que ele diria:
Então, pergunte-se: que cenário irá se configurar no futuro, se você continuar fazendo o que faz e como faz, com relação ao uso do dinheiro, ao uso de seu tempo, aos seus relacionamentos, à sua saúde e etc? O que pode fazer a diferença de forma crucial são as suas ações no dia a dia, com relação às suas metas: elas precisam ser sustentáveis. Acontece que, ao traçarmos novas metas, invariavelmente precisamos adotar comportamentos novos, e isso exige treino e o resultado obtido no início, quando se começa a implementar algo novo, é sempre pior, mais lento etc. Tudo isso gera estresse e, sob estresse, o cérebro repete o comportamento que já conhece. Então, continuamos fazendo mais do mesmo, por mais que tenhamos aprendido no curso ou lido em um artigo o que não funciona. Adotar comportamentos mais eficientes dá trabalho, e é por isso que é tão difícil colocar planos em prática. Nesse ponto, costumamos adotar os outros quatro comportamentos improdutivos, desde o planejamento: 2º: Confundir objetivos e projetos com atividades, tarefas; 3º: Subestimar a quantidade de tempo que é de fato necessária para cumprir tarefas; 4º: Descartar as atividades de manutenção (rotineiras), e de lazer como se elas não ocupassem tempo; 5º: Não se preparar para possíveis percalços ou obstáculos. Assim ocorre, por exemplo, quando alguém traça o objetivo de estudar um idioma. Então, decisão tomada, e aí o que fazer? É aqui que começam as atividades que ocupam tempo e sobre as quais, geralmente, as pessoas não pensam. Estudar um idioma passa a ser um projeto pessoal ou profissional; não é uma atividade; ir às aulas e fazer as tarefas serão duas atividades relativas à execução desse projeto e que ocuparão tempo. Mas, antes disso, o que é preciso ser feito para começar o curso? Levantar informações para escolher qual será, escolher e fazer a matrícula; como será feito? Por telefone? Pesquisa na internet? Conversarei com quem já está no curso? Quando será feito e quanto tempo leva? Com que antecedência? São muitas tarefas envolvidas, o que requer uma administração eficiente do tempo. Todos os comportamentos envolvidos na administração eficiente do tempo podem ser treinados e melhorados. É possível, incialmente, trabalhar em duas etapas: Clareza de objetivos e projetos: Prepare uma lista de objetivos ou projetos pessoais e profissionais; classifique os objetivos e projetos quanto ao impacto positivo em relação às suas metas de vida, que incluem áreas da vida como: profissional, amigos, família, lazer, financeira, física (saúde e bem-estar), intelectual etc. O hábito de raciocinar no "modo Plano de Ação" ajuda você a identificar as atividades que são realmente necessárias para realizar um objetivo, facilitando assim a sua organização diária. Anote o que precisa ser feito para realizar aquele objetivo ou projeto; descreva brevemente como aquela atividade pode ou deve ser feita. Anote quando você realizará a atividade (escreva datas, as atividades podem levar mais de um dia para serem completadas); e, no final, anote os possíveis percalços ou obstáculos que podem atrapalhar as tarefas de seu plano de ação. Ao lado de cada um, o que será feito para contornar o obstáculo, ou seja, o plano B. Lembre-se: Você é humano e o seu cérebro também e sob estresse, o cérebro repete o comportamento que já conhece. Então, continuamos fazendo mais do mesmo, por mais que saibamos que não funciona. Por isso, é importante exercitar, repetir e persistir. O foco é uma das competências mais importantes e necessárias para o alto desempenho. Gerenciar distrações, internas e externas, é fundamental para manter-se focado em seus objetivos. No workshop Metas 2017 em ação, além de acessar a sua visão de longo prazo, montar um planejamento realista e se preparar para os obstáculos, você terá acesso a exercícios para manter-se focado em suas metas, gerenciando distrações internas e externas. Saiba mais clicando neste link! Fonte: Empregos.com.br |
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