Visual Dicas |
Dicas para jovens recém-formados entrarem no mercado de trabalho Posted: 28 Aug 2014 04:44 PM PDT Dicas para jovens recém-formados entrarem no mercadoSaiba como iniciar a busca por emprego com sucesso Por Clarissa Janini Após a luta para passar no vestibular e obter o diploma universitário, os jovens têm de enfrentar mais um combate: a conquista do primeiro emprego. Com o mercado cada vez mais apertado e pouca estabilidade empregatícia, é importante estar ciente sobre a realidade em sua área de atuação e saber quais são os requisitos mais visados pelos empregadores. Na trilha para a conquista do trabalho, muitas vezes é preciso ir além dos conhecimentos adquiridos na faculdade. "Para o jovem recém-formado, recomendo uma única atitude: não ficar apegado somente à técnica adquirida na universidade", afirma Humberto Mariotti, professor da BSP (Business School São Paulo). Ele afirma que a maior parte das instituições de ensino ainda é focada apenas no aspecto prático ou teórico, sendo que o ideal é unir os dois. "Temos, ainda hoje, o modelo separado de áreas exatas e humanas, por exemplo, sendo que alguém formado em exatas terá sempre de trabalhar com o elemento humano". Segundo o professor, cerca de 60% dos empregos na atualidade são para áreas estratégicas e 40% para funções técnicas. Outro aspecto relevante é que, atualmente, tudo muda com muita rapidez – e só tem sucesso quem se adapta a essas mudanças. "Hoje não existem mais carreiras como antigamente, para uma vida toda, e sim fases profissionais", afirma Mariotti. Obter êxito no início da busca por emprego requer aprendizado constante e global. "O conhecimento é o que há de mais valioso para um profissional. Vivemos uma era de muitas incertezas, em que temos de pensar de modo estratégico". Criar sua rede de contatos profissionais desde cedo é mais do que recomendável, além de, se possível, estagiar o quanto antes. Abaixo, você encontra uma lista de dicas que facilitarão sua entrada no mercado de trabalho.
Pesquisa mostra as empresas favoritas dos universitários Os jovens pesquisados também responderam sobre o que esperam de um programa de estágio. De acordo com os dados apurados, o que mais valorizam é o aprendizado (15,5%), seguido das possibilidades de realizar treinamentos e cursos (12,9%) e da possibilidade de passar por outras áreas (12%). Além disso, preocupam-se em iniciar uma carreira sólida na empresa: depois de formados, a maioria dos estudantes (33,6%) almeja ser efetivado na organização em que estiver estagiando. Por outro lado, apontam como ponto negativo em um programa como esse a desvalorização do estagiário (de acordo com 15,2% dos respondentes), que consiste na falta de função definida ou por ser considerado pouco capacitado pela pouca experiência. Veja também:
|
You are subscribed to email updates from Visual Dicas: A sua fonte de informação! To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.