quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Curso Web Design | Banco de Dados e Tabelas em SQL – parte 1

Curso Web Design | Banco de Dados e Tabelas em SQL – parte 1

Link to Blog do Curso Web Design - Microcamp SP

Banco de Dados e Tabelas em SQL – parte 1

Posted: 28 Aug 2014 05:10 AM PDT

CAPA SQL

Banco de dados e a linguagem SQL são algo de suma importância para sites da web, tendo em vista que sua utilização é extremamente importante para armazenar informações de clientes, produtos, serviços ou qualquer outra informação pertinente ao utilizador. No post de hoje, irei demonstrar como funcionam os bancos de dados e qual a importância da linguagem SQL.

Banco de Dados

Utilizamos o banco de dados para armazenar informações que consideramos importantes para futuras consultas ou utilizações. Partindo desta premissa, podemos citar como exemplo que uma caderneta onde faça as suas anotações é um banco de dados. A playlist do seu Ipod é um banco de dados também. Sua agenda de contatos do celular também é um outro exemplo de banco de dados.

Mas uma pergunta que deve estar na sua cabeça nesse momento é "E o que vamos armazenar no Banco de Dados?"

A elaboração de um banco de dados é algo que deve ser pensado e repensado muitas vezes antes de se chegar ao modelo final, pois devemos levar em consideração o que queremos armazenar e se de fato aquelas informações serão importantes para armazenamento. No âmbito empresarial, o mau planejamento de um banco de dados pode gerar o armazenamento de informações desnecessárias o que pode até gerar gastos adicionais para a empresa.

SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

O SGBD é um aplicativo que gerencia as bases de dados, permitindo sua manipulação. Nós do ramo de Web utilizamos frequentemente um SGBD chamado PHPMyAdmin que é encontrado em ferramentas como WAMP, XAMPP entre outras disponível para download na web. Nesse tutorial, irei utilizar a ferramenta WAMP, que pode ser baixada gratuitamente aqui. Se você já possui alguma experiência com sistemas SGBD e tem preferência por alguma outra ferramenta de sua preferência, fique a vontade para utiliza-la.

Wamp Server

SQL – Structured Query Language

SQL não é propriamente uma linguagem de programação mas sim uma linguagem de consulta que utilizamos para manipular uma base de dados. Ela permite desde a criação de um banco de dados em um SGBD até a inserção de dados, consultar, atualizar e deletar informações. Essas funções são chamadas de CRUD, como veremos a seguir.

CRUD (Create, Read, Update and Delete)

São as operações básicas de um banco de dados, que permitem desde sua criação até a manipulação do que está dentro do banco. Para começar nossos trabalhos, vamos pôr a mão na massa e criar nosso banco de dados utilizando o SQL.

Primeiramente, após ter baixado e instalado o WAMP em seu computador, inicie o programa e acesse a ferramenta PHPMyAdmin clicando com o botão esquerdo no ícone do WAMP na barra de tarefas:

Foto 2 - Acessando PHPMyAdmin

Foto 2 – Acessando PHPMyAdmin

Em seguida, irá aparecer uma tela de login para você fornecer um nome de usuário e senha. O usuário padrão e que tem todos os privilégios é o root e o mesmo não possui senha. Portanto, digite root para o campo de usuário e senha deixe em branco. Depois de fornecer essas informações clique em executar:

Foto 3 - Acessando SGBD com usuário ROOT

Foto 3 – Acessando SGBD com usuário ROOT

Pronto! Agora você está dentro da interface do programa, lembrando que o intuito deste tutorial é criar um banco de dados utilizando diretamente o SQL e não a interface do WAMP. Para isso vamos clicar na guia SQL que está logo acima:

Foto 4 - Acessando console SQL

Foto 4 – Acessando console SQL

Vamos começar!

Agora que você chegou até o editor SQL, vamos dar início a construção do nosso banco de dados. O primeiro passo do CRUD é o Create, portanto vamos criar o banco de dados e em seguida a tabela para armazenar nossas informações.

Adicione o seguinte comando:

CREATE DATABASE tuto_teste

Assim como mostra a imagem abaixo e em seguida clique em executar:

Foto 5 - Criando Banco de Dados

Foto 5 – Criando Banco de Dados

Nesse passo se você colocou todas as informações corretamente, o nome do seu banco de dados deve aparecer no painel do lado esquerdo do seu navegador.

Foto 6 - Verificando Banco de Dados

Foto 6 – Verificando Banco de Dados

Criando a Tabela

Depois de criado nosso banco de dados, devemos criar a nossa tabela. Ela vai ficar responsável por armazenar as informações do banco de dados e organizar o mesmo. Lembre-se que um banco de dados pode ter quantas tabelas forem necessárias para organizar os dados necessários.

Primeiro temos de especificar para o SGBD que a tabela deve ser criada no banco de dados tuto_teste e para isso usamos o comando. Para exibir novamente o editor SQL clique na guia SQL e coloque o código USE tuto_teste e clique em executar. Se tudo ocorrer perfeitamente, sua tela do navegador deve ficar como na imagem abaixo:

Foto 7 - Comando USE

Foto 7 – Comando USE

Atenção: Caso o comando USE não funcione, clique no nome do banco de dados no lado esquerdo da página. Algumas vezes quando utilizamos o comando USE na hora de criar a tabela ele dá um aviso que o banco de dados não foi selecionado.

Agora, para criar nossa tabela temos de especificar o nome de cada campo, o tipo de dado que ele vai armazenar (inteiro, texto…) e o tamanho em caractere de cada campo.

Coloque o seguinte código SQL no WAMP:

CREATE TABLE aluno (  Cod_aluno int(4) not null,  nm_aluno varchar(60) not null,  ds_endereco varchar(120)  )

Agora clique em executar. Se tudo está adicionado corretamente, ele irá mostrar a mensagem de que sua Query foi executada com êxito. Para poder visualizar seu banco de dados e sua tabela com os campos, clique no sinal de  "+" que aparece no lado esquerdo do nome do seu banco de dados, depois clique no sinal de "+" que aparece ao lado do nome da tabela e por fim no sinal de "+" ao lado da palavra colums, ficando da seguinte maneira:

Foto 8 - Verificando Tabela

Foto 8 – Verificando Tabela

A partir desse momento seu banco de dados já está pronto para armazenar informações. Criamos uma tabela com 3 colunas: a Cod_aluno que armazena dados do tipo inteiro, ou seja, para números inteiros e que  tem a capacidade de receber até 4 caracteres; A coluna nm_aluno que armazena dados alfanuméricos, ou seja, caracteres de texto e números, com a capacidade de armazenar até 60 caracteres; e a coluna ds_endereco que armazena também dados alfanuméricos com a capacidade de receber até 120 caracteres.

O comando Not Null diz para o banco que aquele campo não pode receber um valor vazio. Isso significa que  a pessoa na hora de armazenar o cadastro de um aluno, por exemplo, terá de obrigatoriamente informar o cod_aluno que seria o código do aluno e nm_aluno que seria o nome do aluno.

Conclusão

A criação de banco de dados é importante para poder armazenar informações de maneira organizada, porém, sua criação deve ser bem planejada, e entender o seu funcionamento é algo muito importante. Agora é com vocês, criem seus bancos de dados e suas respectivas tabelas, lembrando que podemos ter quantas tabelas forem necessárias. E fiquem atentos pois em breve darei a continuidade sobre as funções do SQL em outro post onde mostrarei como inserir dados em um banco de dados e procurar por eles através dos comandos INSERT e SELECT.

Espero que tenham apreciado as informações e não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos. Até uma próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Afilia-se na NetAffiliation

Ganhe dinheiro com os Programas de Afiliados