quinta-feira, 18 de julho de 2013

Curso Web Design | Dicas para começar uma carreira Freelance

Curso Web Design | Dicas para começar uma carreira Freelance

Link to Blog do Curso Web Design - Microcamp SP

Dicas para começar uma carreira Freelance

Posted: 18 Jul 2013 07:03 AM PDT

00

Você deve estar se perguntando neste momento: o que é um Freelance? Pois bem, o termo Freelance serve para denominar o trabalho por conta própria, quando o profissional trabalha de maneira autônoma, usando seu próprio computador e internet, geralmente em sua casa, para atender as necessidades de seus clientes. Esse profissional também é conhecido como freelancer.

Essa forma de trabalhar é uma tendência para quem está no ramo de Web design? Se sim, por quê?

As vantagens

  • Trabalhando como Freelancer você tem a possibilidade de fazer o seu horário e trabalhar na hora que quiser, como e onde quiser;
  • Além da autonomia, você pode gerenciar melhor sua vida profissional e pessoal;
  • Ter menos gastos, pois a partir do momento em que o local de trabalho é a própria casa, você não terá gastos com transportes, como teria caso tivesse de trabalhar fora. Sem contar gastos com alimentação (almoços, lanches, etc), entre outras despesas que pode ter quando tem de trabalhar em um expediente de uma empresa.

As desvantagens

  • 75% das empresas que contratam esse serviço não registram em carteira;
  • Freelancers são geralmente os responsáveis pelos seus próprios gastos e também pelo pagamento de seus impostos ao governo. Se a pessoa não tiver alguma noção sobre tributos e encargos financeiros, serão grandes as chances de enfrentar problemas no futuro;
  • Falta de controle na Gestão de tempo: se você não tiver controle sobre seu próprio tempo, você pode passar o dia inteiro sem fazer nada de realmente importante. Ou pode até mesmo se tornar um "workaholic", uma pessoa viciada em trabalho.

É claro que existem outras vantagens e desvantagens, mas essas são algumas das principais que gostaria que  refletissem sobre elas. Após ler isso, se o seu objetivo é trabalhar como Freelancer, aqui vão algumas  dicas fundamentais para o começo de uma carreira.

Desenvolva um portfólio

01

Para um web designer, o portfólio equivale a um currículo. Pode ser desde uma pasta contendo amostras de seus trabalhos quanto um site ou blog com informações sobre suas atividades, imagens dos produtos e serviços desenvolvidos por você, entre outros. Desenvolva um portfólio ou uma página da web com seus trabalhos realizados para apresentar aos seus clientes! Capriche na forma e no conteúdo, para valorizar o que você faz de melhor!

Estipule um valor para o seu trabalho

02

Tente começar com um valor não muito alto para ganhar clientes. Depois de alguns trabalhos feitos, com aumento da clientela e da confiança que as pessoas passarem a depositar em você, aumente gradativamente os valores para aquilo que acha justo pelo seu trabalho. Como exemplo, estipule um valor para a sua hora de trabalho e multiplique pelo número de horas que utilizou para realizar o serviço encomendado para ter uma tabela de preços personalizada e justa.

Vá atrás de seus Clientes

14

Fale com amigos, divulgue para a família, tente conhecer alguém que esteja precisando de seus serviços. Faça visitas em lojas e pequenas empresas e ofereça seu serviço. Seja persistente e não desista tão fácil. É importante também que crie um bom cartão de visitas com as informações necessárias para a sua apresentação.

Cadastre-se em sites de Freelance

http://www.freelancer.com/

03

http://www.krop.com/

04

http://www.designquote.net/

05

Se atualize

06

Se estiver sem trabalho, aproveite o tempo para fazer pesquisas com o objetivo de aprimorar seu conhecimento. Atualize sua página na internet, envie e-mails ou ligue para seus clientes oferecendo novos recursos, tudo isso faz a diferença.

Cadastre-se em sites de relacionamento pessoal

Existe uma variedade de sites de relacionamento pessoal que permite a divulgação de seu trabalho.  A seguir, dou alguns exemplos úteis para você que está pensando em começar:

http://www.deviantart.com

07

Neste site, que funciona com  uma espécia de portfólio virtual, além de você apresentar seu trabalho, você poderá também colocar um link de seu perfil e distribuir para quem você quiser.

Outro site interessante que você pode se cadastrar é:

http://www.freela.com.br

08

Neste site você irá encontrar  pessoas procurando trabalhos. O interessante é que ele tem separações por categorias. Muito bom mesmo.

Seja comunicativo

09

Um ponto muito forte é o de ser amigável com seus clientes, não fale somente de trabalho, comente sobre outros assuntos, informe-se sobre as preferências, hobbys e  assuntos que interessam ao seu cliente,  mostre que tem conhecimento sobre esses assuntos, isso pode aumentar a sua relação de confiança.

Diga NÃO quando for necessário

10

Se estiver com muitos trabalhos para realizar, aprenda a dizer não na hora certa para que você não fique sobrecarregado. É melhor deixar de pegar um trabalho do que assumir a responsabilidade e falhar no prazo de entrega, deixando o cliente a ver navios…

O Cliente sempre tem razão

11

Essa é uma regra básica no mundo dos negócios. O cliente sempre tem razão, não tem jeito, se ele quiser um site todo preto, faça preto, afinal quem é o dono do site é ele. Mas da sua parte nada te impede de fazer sugestões e mostrar o caminho correto para também não prejudicar o seu trabalho. No entanto, se não conseguir… paciência, certo?

Venda sua habilidade profissional

12

A maioria dos clientes não gosta de pessoas intrometidas, mas sim de pessoas que tenham um bom conhecimento de um determinado assunto. Deixe claro que você entende dos assuntos que interessam ao cliente e o quanto entende de negócios.

Faça seu Feedback

13

Feedback é o retorno, ou seja, a opinião emitida pelo cliente que contratou o seu serviço sobre o que achou de seu trabalho. Não fique com vergonha de pedir que seu contratante deixe um feedback positivo e honesto. Você pode explicar a ele como é importante ter um feedback e solicitá-lo.

Espero que essas dicas ajudem a você que está pensando se tornar um Freelancer. Se achou o assunto interessante e possuir alguma dúvida ou deseja compartilhar uma experiência sua conosco, poste o seu comentário. Ficaremos muito felizes com a sua opinião. Até a próxima postagem!

Como criar Objetos 3D no Photoshop

Posted: 18 Jul 2013 06:24 AM PDT

capa

Se você ainda não conhece os incríveis recursos 3D do Photoshop, neste tutorial eu irei mostrar como criar um ícone de um planeta, com o auxílio de várias imagens que servirão como texturas para torna-lo mais real. Você irá descobrir como utilizar os recursos das camadas 3D e também como inserir e editar suas texturas.

Passo 1

Crie um novo documento que de 1.000 pixels de largura por 500 pixels de altura e com uma resolução de 300 pixels por polegada. Coloque o nome que desejar no documento.

1 - tela bertura

Passo 2

Como base para o preenchimento do nosso planeta, nós iremos usar uma textura de um mapa. Clique no link a seguir, planetpixelemporium.com e baixe a imagem do “Color map” (mapa colorido) que está no site. Depois, de volta ao Photoshop, vá em Arquivo > Inserir, insira-o e ele aparecerá como uma nova camada em seu documento. Renomeie esta camada como “Terra“.

Mapa

2 - Inserindo camada

Passo 3

Agora vá até 3D> Nova Forma da Camada> Sphere. O Photoshop vai criar uma esfera 3D e vai "embrulhar" o mapa ao redor desta esfera em um efeito surpreendente. Esta vai ser a camada de base do nosso planeta.

3 - Forma de camada Esfera

4 - Esfera criada

Passo 4

A camada “terra” é agora uma camada 3D, e um ícone de um cubo é exibido na paleta de Camadas. Ao clicar nesse ícone você irá abrir um painel com os recursos 3D do programa. Com esse painel, você pode interagir com os modelos 3D no Photoshop, como girar e mover o modelo ou mudar a posição da câmera no espaço 3D, sempre  utilizando as ferramentas 3D na caixa de ferramentas.

Pegue a ferramenta Rotação 3D, clique no globo, segure e arraste para girar a esfera e ajustá-la como quiser. Dica: segurar as teclas Alt ou Shift irá restringir o eixo de rotação enquanto faz isso.

5 - Rotação da Esfera criada

Passo 5

As bordas da esfera parecem um pouco serrilhadas no momento, certo? Iremos corrigir esse defeito indo até a Paleta 3D. Certifique-se que a opção “Cena” está selecionada na lista superior e defina a qualidade para “Raio rastreado”. Isto irá corrigir o problema com as bordas.

6 - Bordas suavizadas

Passo 6

Agora, clique na caixa de Cor Ambiente Global e definir a cor para R: 100, G: 100, B: 100 e clique em OK. Isto irá criar uma iluminação para o ambiente com uma cor mais brilhante.

7 - Cor Global

O resultado será esse:

8 - Cor Global aplicada

Passo 7

Chegou o momento de adicionar mais um mapa em nosso planeta. Baixe o “Bum Map" (Mapa de relevo) do mesmo site onde baixou o anterior, planetpixelemporium.com e salve a imagem no seu desktop. Depois, retorne ao Photoshop e na paleta 3D, escolha a opção Sphere Material e clique no botão Relevo, dentro do painel. Esse ícone fica ao lado da Pasta Relevo e depois escolha a opção Carregar Textura. Selecione o arquivo que você acabou de baixar. O arquivo “earthbump1k.jpg” é um arquivo em tons de cinza e as áreas mais claras nesta imagem serão inseridas proporcionalmente em nossa esfera 3D, em um interessante efeito. Para que o relevo apareça mais destacado, defina a Cintilância para 100%.

earthbump1k

9 - Nova textura

Passo 8

Na Paleta 3D, você verá que existe uma opção chamada "3D {Luzes}". Estas são as luzes de cena padrão do Photoshop. Agora vamos alterar seus tipos, cores e posições. Primeiro selecione a opção “Luz Infinita 1″ e mude sua cor para R: 220, G: 220 e B: 220. Em seguida, selecione também a opção “Luz Infinita 2″ e defina seu tipo para Spot e cor para R: 180, G: 180 e B: 180.

10 - Cores RGB 01

10A - Cores RGB 02

Outra opção interessante é rotacionar o ponto de iluminação para a extremidade que desejar do globo. Você pode fazer isso na opção "Ferramenta deslocamento de luz 3D", que fica nas opções laterais do Painel 3D. Arraste o ponto de luz para onde preferir.

11 - Deslocamento de luz

12 - Luz deslocada

Passo 9

Iniciando a parte final de nosso tutorial, vamos dar um toque final inserindo as nuvens ao redor do planeta. Na guia de Camadas, duplique a camada do planeta e nomeie-a como “Nuvens”.

13 - Duplicando camada

Na camada que criou, nós iremos remover as texturas que inserimos anteriormente. Clique no ícone de textura ao lado da caixa de Difusão para remover o Mapa. Ao fazer isso, o globo assumirá um aspecto acinzentado,  isso é normal, pois retiramos a imagem do mapa.

14 - Removendo texturas

15 - Textura 01 removida

Em seguida, iremos remover também a textura de Relevo. Repita o procedimento anterior para remover a textura que está na caixa de Relevo. O aspecto do globo ao remover as texturas será esse:

16 - Texturas removidas

Passo 10

Nosso próximo passo é o de inserir novas texturas para criar as camadas de nuvens do globo. Você pode baixar a imagem “earthcloudsmap” (mapa de nuvens da terra) na página planetpixelemporium.com . Clique no ícone ao lado da caixa de Difusão e escolha “Carregar Textura”. Carregue a textura que você acabou de baixar.

earthcloudmap

17 - Inserindo nova textura

Agora vamos inserir uma outra textura na opção de Opacidade do Painel. Baixe a imagem “Clouds Transparency” ("transparência de nuvens") novamente na página planetpixelemporium.com . Só que antes de inserir essa imagem como textura, vamos abri-la (control+O) e inverter as cores com o comando Control+i. Após a inversão das cores preta e branca, salve a imagem (control+S) e feche-a. Voltando ao nosso globo 3D, clique no ícone ao lado da caixa de Opacidade e escolha “Carregar Textura”. Carregue a textura Clouds Transparency.

18 - Inserindo textura nuvens

Se desejar, clique no painel lateral e mova as nuvens para uma posição diferente no globo.  Isso pode ser feita na opção ferramenta Giro de malha 3D.

18a - Giro de malha 3D

Passo 11

O tempo parece estar muito nublado em nosso globo, certo? Portanto, iremos corrigir esse problema clicando na opção Cena > Editar e acessando o painel de Configurações de acabamento 3D. Desmarque a opção fazer "Remover faces posteriores" e dê OK, isso fará com que as nuvens fiquem um pouco mais brancas.

19 - Desligando faces posteriores

Outra coisa que irá ajudar nesse processo será voltar na aba Sphere_Material e definir as cores Ambiente e Specular para branco (R,G e B para 255).

Pronto. Agora, é só acrescentar os efeitos que desejar, inserir um fundo de sua escolha e o resultado final será uma bela imagem esférica e cheia de detalhes, graças aos incríveis recursos 3D do Photoshop!

20 - Globo pronto

Final

Gostou? Compartilhe e curta, indique o blog aos amigos e divulgue nossos trabalhos. O Blog do Web Design agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Afilia-se na NetAffiliation

Ganhe dinheiro com os Programas de Afiliados