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Você sabe o que é “Personal Branding”? Você já criou o seu? Posted: 06 Mar 2021 04:47 PM PST O que é Personal BrandingPersonal branding é um termo inglês que significa marca pessoal, ou seja, a imagem que as pessoas têm de você, consciente ou inconscientemente, resultado das suas ações. Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon, "Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala". A partir desse conceito podemos usar o nosso personal branding como uma estratégia para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, experiências, conhecimento e visão de mundo, assim como, através dos seus valores, crenças, objetivos e propósitos. Nunca o personal branding foi tão importante como nos dias de hoje, onde as pessoas são o produto do seu próprio negócio. Qualquer pessoa com acesso à internet pode posicionar-se dentro de uma especialidade e atrair clientes para seus serviços e negócios, especialmente para os freelancers, profissionais autônomos e empreendedores. Por isso é tão importante desenvolver a sua marca pessoal para garantir que as pessoas te vejam como você deseja ser visto e lembrado, e que possam perceber claramente quais são os seus diferenciais. Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para você criar e gerir a sua marca pessoal. Pesonal branding X Marketing PessoalMuitas vezes confundimos personal branding com marketing pessoal, mas eles tem diferenças: O personal branding é responsável por compartilhar a essência da sua marca pessoal, criando laços com os seus seguidores. Já o marketing pessoal se concentra na comunicação com o seu público fazendo que se obtenha uma ação mais direta. No entanto, estratégias assertivas na comunicação e no marketing pessoal irão reforçar e ajudar você a construir uma marca pessoal forte. Benefícios do Personal BrandingCriar uma marca pessoal forte traz vários benefícios para a sua vida, sua carreira e seus negócios. Veja alguns deles: a) Humanização: ao revelar mais sobre você, as suas ações passam a ser mais humanas e menos comerciais. b) Identidade: o personal branding irá garantir que as pessoas saibam porque e para quê podem contar com você em assuntos específicos que você deseja explorar. c) Destaque: uma marca pessoal permite que você reforce suas qualidades e mostre as características que te diferenciam dos demais profissionais da sua área de especialização. d) Oportunidade: com uma marca pessoal forte você certamente ficará mais exposto à entrevistas e ofertas de empregos, contatos, clientes, eventos, promoções e muito mais. e) Alcance: com uma marca você poderá ampliar o alcance da sua mensagem e dos seus objetivos. f) Valores: através do personal branding você irá entregar valor ao seu público-alvo. Dicas para você criar a sua marca pessoal1. Autoconhecimento Referência: O que o personal branding pode fazer por sua carreira Você deve mostrar aquilo que você é, pelas suas experiências, conhecimento, interesses e pontos relevantes na sua vida, que podem ajudar e inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Para isso, responda algumas questões como:
Respondendo estas perguntas você irá descobrir o que faz com que você seja único e autêntico. 2. Feedbacks Obter feedbacks das pessoas irá mostrar como anda a sua imagem diante dos colegas, amigos e do mercado. Primeiro verifique com as pessoas mais próximas. Elas poderão revelar de forma verdadeira e autêntica como te enxergam, e assim identificar qual é o seu valor para quem está perto. Também como exercício, faça uma busca com o seu nome no Google, no modo anônimo, e cheque se os seus perfis se destacam e quais os assuntos relacionados. As pessoas, incluindo clientes, parceiros e recrutadores, tendem a pesquisar suas credenciais nos buscadores. Aparecer em conteúdos positivos é início de uma boa primeira impressão. 3. Elimine conteúdos prejudiciais Através de pesquisas com o seu nome, é possível que apareçam postagens, blogs, fotos e registros antigos que podem prejudicar a sua estratégia de criação de uma marca pessoal. Tente descartar ou ocultar conteúdos que de alguma forma contenham:
4. Público Alvo Definia o seu público alvo, ou seja, para quem você quer falar ou escrever. É muito importante que você seja realista na hora de identificar quais são as pessoas que você deseja alcançar. Não adianta querer se comunicar com o CEO de empresas multinacionais se você está apenas começando, por exemplo. Conhecer o seu público alvo é fundamental para que você possa comunicar com ele com eficiência, usando a mesma linguagem e os mesmos ideais do seu público. Depois de conhecer quem é o seu público alvo, você precisará encontrar as formas para comunicar-se com ele. Planeje tudo aquilo que você deseja transmitir, mostrando como você pode ajudar através dos seus pontos de vista e soluções. 5. Defina quem você é e o que você tem a oferecer Nesta fase você deverá criar a estrutura básica que irá delimitar seus temas de interesse, propósito e como você poderá auxiliar o seu público alvo. Aqui você deve definir seus pontos fortes, interesses, paixões e diferenciais que ajudarão a montar a sua marca pessoal. A partir dessa estrutura básica (interesses, propósito e diferenciais) em conjunto com as informações sobre o seu público alvo, você poderá criar um plano geral dos assuntos que poderá abordar e os conteúdos que poderá produzir. Mas atenção, seja sempre autêntico e honesto com o seu público. Caso não tenha experiência em alguma área, promova parcerias com pessoas que possam complementar as suas ideias. Juntos vocês poderão oferecer novas propostas para o mercado. 6. Cria uma estratégia digital Hoje em dia os mercados estão cada vez mais digitalizados, sendo a internet a maior fonte de pesquisa de todos os tipos. Por isso, independente da sua formação e da sua área de atuação, a estratégia de personal branding deve ser direcionada principalmente para o meio online. Nesta sua estratégia, você deverá incluir conteúdos relevantes que despertem a identificação e a interação do seu público alvo. É importante salientar que o formato desse materiais dependerão do seu conhecimento e do que faz sentido para o seu público. Assim, você poderá escrever posts, e-books ou publicação de imagens visuais, 7. Canais de comunicação No mundo físico, suas apresentações, participações em palestras, eventos e cartões de visita podem ser suficientes para fortalecer a sua presença junto ao seu público. Já no mundo virtual as possibilidades são várias: Manter um currículo online atualizado, por exemplo é uma boa dica. Também criar um portfólio e/ou um blog próprio poderão ser ótimas ferramentas para você mostrar suas referências, histórico, trabalhos, missão profissional e experiências. As informações oficiais e formais devem ser de preferência comunicadas através de endereços eletrônicos (e-mails). Para isso é desejável que você tenha um endereço de e-mail personalizado com a sua marca. Também não podemos esquecer das redes sociais. Estas são fundamentais para você ampliar o seu alcance com o público alvo, onde, desde que, tomados os devidos cuidados, podem ser ótimas alavancas para você expor a sua imagem para um grande número de pessoas. O Linkedin costuma ser ótimo para mostrar a sua produção intelectual, enquanto o Instagram e o Facebook para expor mais a sua imagem pessoal. Temos ainda o Whatsapp ou o Telegram que são ferramentas poderosas para uma comunicação direta com o seu público, dentre muitas outras formas de comunicação. Para criar conteúdo de informação, além das ferramentas que mostramos aqui, você poderá criar vídeos no Youtube e sites com conteúdo próprio que atinjam os interesses do seu público. A seguir alguns links de plataformas e ferramentas virtuais: Linkedin, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Pinterest 8. Engajamento social Esta dica é a cereja do bolo para quem está criando uma marca pessoal forte. Atividades espontâneas realizadas em prol de causas comunitárias, coletivas e sociais sem objetivo de lucro ou vantagem pessoal e visando o bem comum, irão fortalecer muito o seu personal branding, além de fazer bem ao próximo e a você mesmo. Trabalhos voluntários, projetos ambientais, participações em ONG's e trabalho comunitário podem enriquecer muito o seu currículo e aproximar você mais ainda do seu público alvo. Também é importante a sua participação em eventos, oferecendo palestras ou workshops sobre suas habilidades, sem cobrar nada por isso. Isso ajudará você a construir uma rede de relacionamento consistente e fundamental para a sua marca. 9. Educação continuada e permanente Esta última dica, e não menos importante, é fundamental para o seu sucesso, sua carreira e sua marca pessoal. Com a rápida evolução tecnológica atual é imperativo a necessidade contínua e permanente de novos conhecimentos que permitirão ampliar a sua qualificação, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. Lembre-se que as velozes transformações da sociedade ocorridas atualmente forçam-nos a permanecermos continuamente em estado de aprendizes. E não esqueça da leitura. Ler livros sobre vários temas irão estimular a sua criatividade, melhorar a sua concentração, ampliar seu vocabulário e seu conhecimento, despertando o senso crítico e a flexibilidade analítica. Conclusão
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